Carros elétricos mais baratos. Esse é o objetivo das grandes montadoras, como a Stellantis, que atua em várias frentes para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos mais acessíveis. E isso passa, naturalmente, pela evolução da bateria, seu item mais caro.
Desenvolvido com a Saft French, o novo projeto integra em único módulo bateria, inversor e carregador para criar uma bateria mais eficiente. Isso promete aumentar a autonomia do carro elétrico, além de reduzir o custo final da bateria e liberar espaço no veículo.
Apresentado como protótipo, chama-se Ibis (Intelligent battery integrated system) e tem como objetivo reduzir ainda mais a quantidade de componentes no veículo elétricos. Neste acumulador, as placas de marcha à ré são montadas o mais próximo possível dos componentes da bateria de íons de lítio para permitir que o sistema de controle produza diretamente a corrente alternada que impulsionará o motor.
Como próximo passo, os engenheiros da Stellantis irão trabalhar no protótipo de carro elétrico para ser testado nas pistas de testes do grupo. O objetivo é trazer essas novas invenções ao mercado até o final da década.
Mas além dos veículos elétricos, o Ibis também pode ser útil em sistemas de armazenamento estacionário. A Saft vai oferecer sistemas que "garantam uma utilização otimizada da energia instalada com menor impacto ambiental". Entre as características da bateria está também a arquitetura, que facilitará a manutenção e aumentará a potência dos sistemas, "com redução simultânea do impacto ambiental".
O interessante é que este anúncio veio poucos dias após a Stellantis anuncia sua nova plataforma de última geração para carros elétricos STLA Medium, que sustentará veículos elétricos de médio porte nos próximos anos.
Em termos de carros elétricos que serão baseados nesta nova arquitetura, podemos citar a versão elétrica do DS 4. Mais adiante, ela deve ser usada pela marca Jeep nos futuros SUVs Recon e o Wagoneer S.
No Brasil, os veículos elétricos de passeio da Stellantis (Peugeot e-208 e e-2008) utilizam a plataforma e-CMP e também lançamentos que podem chegar mais adiante, como o Jeep Avenger elétrico. Dessa forma, ainda vai demorar um pouco para vermos modelos baseados nas novas plataformas da STLA (Small e Medium), a exceção da RAM 1500 REV, esta sim baseada na nova STLA Frame.
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