O novo Audi Q8 e-Tron foi lançado oficialmente no Brasil. Disponível nas versões SUV e Sportback, a versão reestilizada traz melhorias técnicas, aerodinâmicas e de eficiência, além da nova linguagem de design e a nova designação Q8, que marca a posição de topo de linha no catálogo elétrico da Audi.
Começando pelo visual, o Audi Q8 e-tron trouxe uma nova linguagem de design para os carros elétricos da marca, com novo logo em duas dimensões, mudanças na grade dianteira e uma faixa de LEDs que interliga os faróis e ilumina esse novo logo, um efeito para marcar. As colunas B recebem uma identificação Audi, assim como leves mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro.
São novos o para-choque dianteiro, grade frontal, para-choque traseiro, difusor e rodas de liga leve. O conjunto de alterações melhorou a aerodinâmica de 0,26 para 0,24 de CX no Sportback e de 0.28 para 0,27 no SUV.
No interior, materiais feitos parcialmente com garrafas PET recicladas, assim como reciclados em isoladores de calor e acústicos, assim como no carpete. Os bancos são em tecido sintético, imitando couro, e material chamado Dinamica, feito com 45% de fibras de poliester também vindas de garrafas plásticas recicladas, tecidos usados e resíduos de fibras, além de não usar solventes. Pequenas peças de acabamento usam uma nova técnica para plásticos reciclados.
Com uma nova composição química, que utiliza alumínio no lugar do cobalto, a bateria possui 36 módulos com 12 células de 72 Ah, melhorando em 20% a densidade de energia e utilizando o mesmo espaço da versão anterior. Mudanças que elevaram a capacidade de armazenamento de 95 para 114 kWh (86 kWh para 106 kWh úteis).
Esse aumento de capacidade vem com uma nova programação do sistema de gerenciamento de carga, que permite recargas mais rápidas da bateria. A potência de carregamento subiu de 150 kW para 170 kW, o que permite levar o estado de carga de 10 a 80% em cerca de 31 minutos. Utilizando um wallbox, são até 11kW, com opcional de 22 kW.
Mudanças que também contribuíram para um aumento de 33% na autonomia, que é de 332 km para o SUV e 342 km para o Sportback, sempre pelo padrão do Inmetro.
O trem de força segue a mesma configuração para a dupla SUV e Sportback. No entanto, o motor traseiro é novo e passa de 12 para 14 geradores de campo eletromagnético, que produz maior campo com a mesma corrente, melhorando a eficiência. O conjunto formado pelos dois motores elétricos entregam potência combinada de 408 cv e 67,7 kgfm de torque máximo, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente).
A suspensão a ar foi recalibrada para melhor dinâmica, assim como uma direção elétrica mais direta e buchas mais rígidas na parte dianteira. A aerodinâmica recebeu uma melhora com novos spoilers nas rodas dianteiras e traseiras, com maior fluxo de ar desviado da região, e a grade dianteira recebe um sistema ativo, que abre ou fecha dependendo da necessidade de fluxo. A parte inferior foi toda coberta com placas para melhorar o fluxo, inclusive nas bandejas da suspensão e eixos.
Para celebrar o lançamento novo Audi Q8 e-Tron, a marca anuncia a edição especial Launch Edition, que tem diferenciais como iluminação exclusiva na soleira, rodas de liga-leve 22" com desenho exclusivo, kit exterior Black Plus e grade frontal na cor do carro. No interior, bancos e cintos com costuras contrastantes em vermelho, além de painel em fibra de carbono e carregador AC com 22 kW de potência.
Na lista de equipamentos de segurança marcam presença o controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus, Faróis Matrix LED com setas dinâmicas.
O Q8 e-Tron conta ainda com o Audi Side Assist, que traz monitor de pontos cegos, monitor de tráfego reverso e Exit Warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais, retardando a abertura da porta.
Tanto na versão especial Launch Edition quanto na Performance Black há várias opções de cores. Na primeira, estão disponíveis Branco Geleira, Cinza Cronos, Cinza Daytona, Preto Mito e Cinza Imã (Sólida). O Performance Black pode vir na Cinza Imã (Sólida), Azul Ultra, Cinza Cronos, Branco Geleira, Marrom Madeira, Preto Mito, Azul Plasma e Vermelho Soneira (metálicas), e Cinza Daytona (perolizada).
Novo Audi Q8 e-Tron: preços
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi SQ8 Sportback e-tron é lançado no Brasil por R$ 834.990
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida