A BYD acaba de registrar um novo modelo no Brasil, o BYD Song Pro DM-i. Trata-se de um SUV híbrido plug-in que ficará posicionado abaixo do atual BYD Song Plus e deve ser lançado em nosso mercado em 2024, segundo uma apuração exclusiva do Motor1/InsideEVs Brasil.

Song Pro x Song Plus

Mas antes de tudo, vale falar um pouco sobre a série Song da BYD, que pode parecer um pouco confusa. Trata-se da linha de modelos mais popular da marca chinesa e compreende Song Plus EV (elétrico a bateria), Song Plus DM-i e Song Pro DM-i (híbridos plug-in).

BYD Song Pro é registrado no Brasil

E no caso específico do Song Pro DM-i é o modelo de entrada dessa linha, que foi renovado recentemente na China ganhando um visual mais moderno e atualizações de tecnologia. Colocado ao lado do Song Plus, ele se destaca pelo visual um pouco mais retilíneo, inclusive na parte traseira. No entanto, a identidade com os demais modelos da linha não foi perdida.

Nesta versão reestilizada podemos destacar uma nova grade com padrão matricial e um para-choque dianteiro mais agressivo com entradas de ar enormes. Outra novidade do Song Pro DM-i 2023 é a nova cor deep blue.

Falando sobre as dimensões, o Song Pro DM-i mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,71 metros. Com esses números ele é um pouco maior que o irmão mais refinado Song Plus (são 3 cm a mais no comprimento, 3 cm a menos na largura e 3 cm a mais na altura, com 5 cm a menos no entre-eixos).

Se o exterior não é radicalmente diferente, por dentro o Song Pro DM-i tem um padrão distinto. Destaque para o painel com aparência um pouco mais moderna, um quadro de instrumentos flutuante (em oposição ao cluster em formato mais tradicional do Song Plus) e a já conhecida tela giratória de 15" dos demais modelos eletrificados da marca chinesa. 

BYD Song Pro DM-i

O túnel central tem câmbio retrátil, enquanto o volante tem três raios e base chata. No caso do modelo chinês, a versão de entrada está equipada com teto solar panorâmico, ajuste elétrico do banco do motorista, controle de temperatura com duas zonas, sistema DiLink 4.0, chave NFC e etc.

Mais potência e autonomia

O trem de força é uma versão do sistema que é utilizado no Song Plus atual. É um conjunto composto pelo propulsor 1.5 litro aspirado que trabalha com um motor elétrico para uma potência combinada de 197 cv (o Song Plus tem 235 cv). 

BYD Song Pro DM-i - painel

Na China são duas opções de bateria, a primeira com 12,9 kWh para 71 km de alcance NEDC e a segunda com 18,3 kWh para 110 km (NEDC) - o Song Plus vendido por aqui tem 8,3 kWh para um total de 51 km pelo mesmo padrão (na vida real um pouco menos que isso).   

Segundo apuramos, no entanto, o Song Pro deve ser vendido por aqui a partir de 2024 apenas na versão de entrada e com a bateria menor, deixando as opções de maior capacidade para o Song Plus (que será atualizado futuramente com mais potência e bateria maior). 

Galeria: BYD Song Pro DM-i

Preço 

O BYD Song Pro DM-i 2023 foi lançado recentemente na China com preços a partir de 135.800 yuans, o que daria R$ 93.000 em uma conversão direta, apenas para referência.

Falando em patamar de preços quando for lançado no Brasil, e aqui é uma opinião nossa, vale citar que o BYD Song Plus esta tabelado a R$ 269.990, mas na prática está sendo vendido com desconto por R$ 230.000, então seria razoável prever valores ao redor dos R$ 200 mil (ou pouco acima disso) para o futuro Song Pro.

Fotos: divulgação, AutoHome, CarNewsChina