Exclusivo: BYD Song Pro híbrido é registrado no Brasil e estreará em 2024

SUV híbrido plug-in chegará ao mercado brasileiro como uma opção mais acessível ao Song Plus

BYD Song Pro DM-i - dianteira BYD Song Pro DM-i - dianteira

A BYD acaba de registrar um novo modelo no Brasil, o BYD Song Pro DM-i. Trata-se de um SUV híbrido plug-in que ficará posicionado abaixo do atual BYD Song Plus e deve ser lançado em nosso mercado em 2024, segundo uma apuração exclusiva do Motor1/InsideEVs Brasil.

Song Pro x Song Plus

Mas antes de tudo, vale falar um pouco sobre a série Song da BYD, que pode parecer um pouco confusa. Trata-se da linha de modelos mais popular da marca chinesa e compreende Song Plus EV (elétrico a bateria), Song Plus DM-i e Song Pro DM-i (híbridos plug-in).

E no caso específico do Song Pro DM-i é o modelo de entrada dessa linha, que foi renovado recentemente na China ganhando um visual mais moderno e atualizações de tecnologia. Colocado ao lado do Song Plus, ele se destaca pelo visual um pouco mais retilíneo, inclusive na parte traseira. No entanto, a identidade com os demais modelos da linha não foi perdida.

Nesta versão reestilizada podemos destacar uma nova grade com padrão matricial e um para-choque dianteiro mais agressivo com entradas de ar enormes. Outra novidade do Song Pro DM-i 2023 é a nova cor deep blue.

Falando sobre as dimensões, o Song Pro DM-i mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,71 metros. Com esses números ele é um pouco maior que o irmão mais refinado Song Plus (são 3 cm a mais no comprimento, 3 cm a menos na largura e 3 cm a mais na altura, com 5 cm a menos no entre-eixos).

Se o exterior não é radicalmente diferente, por dentro o Song Pro DM-i tem um padrão distinto. Destaque para o painel com aparência um pouco mais moderna, um quadro de instrumentos flutuante (em oposição ao cluster em formato mais tradicional do Song Plus) e a já conhecida tela giratória de 15" dos demais modelos eletrificados da marca chinesa. 

O túnel central tem câmbio retrátil, enquanto o volante tem três raios e base chata. No caso do modelo chinês, a versão de entrada está equipada com teto solar panorâmico, ajuste elétrico do banco do motorista, controle de temperatura com duas zonas, sistema DiLink 4.0, chave NFC e etc.

Mais potência e autonomia

O trem de força é uma versão do sistema que é utilizado no Song Plus atual. É um conjunto composto pelo propulsor 1.5 litro aspirado que trabalha com um motor elétrico para uma potência combinada de 197 cv (o Song Plus tem 235 cv). 

Na China são duas opções de bateria, a primeira com 12,9 kWh para 71 km de alcance NEDC e a segunda com 18,3 kWh para 110 km (NEDC) - o Song Plus vendido por aqui tem 8,3 kWh para um total de 51 km pelo mesmo padrão (na vida real um pouco menos que isso).   

Segundo apuramos, no entanto, o Song Pro deve ser vendido por aqui a partir de 2024 apenas na versão de entrada e com a bateria menor, deixando as opções de maior capacidade para o Song Plus (que será atualizado futuramente com mais potência e bateria maior). 

Preço 

O BYD Song Pro DM-i 2023 foi lançado recentemente na China com preços a partir de 135.800 yuans, o que daria R$ 93.000 em uma conversão direta, apenas para referência.

Falando em patamar de preços quando for lançado no Brasil, e aqui é uma opinião nossa, vale citar que o BYD Song Plus esta tabelado a R$ 269.990, mas na prática está sendo vendido com desconto por R$ 230.000, então seria razoável prever valores ao redor dos R$ 200 mil (ou pouco acima disso) para o futuro Song Pro.

Fotos: divulgação, AutoHome, CarNewsChina