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Carros elétricos atingem ponto de inflexão em 23 países; Brasil está longe?

Vendas disparam depois que elétricos superam os 5% de participação

Avaliacão - BYD Yuan Plus - recarga  (4)

Quanto tempo leva até uma nova tecnologia decolar? Os carros elétricos, assim como qualquer tecnologia nova, têm um padrão semelhante na curva de adoção, como mostra uma análise detalhada da Bloomberg Green sobre as taxas de adoção de veículos elétricos em todo o mundo.

Segundo o estudo, há um ano 19 países haviam passado pelo que se tornou um ponto crítico de inflexão dos veículos elétricos: 5% de participação nas vendas totais de automóveis. 

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5% representa o início da adoção em massa, é o ponto em que a curva de adoção de uma nova tecnologia se torna exponencial. E de acordo com o levantamento da Bloomberg, no final de 2022 cinco novos países entraram no grupo que superou os 5% de share dos veículos elétricos: Canadá, Austrália, Espanha, Tailândia e Hungria, que se juntam aos Estados Unidos, China e vários países da Europa Ocidental.  

A partir daí, pelo histórico de países que já superaram esse patamar, a trajetória de 5% até chegar aos 25% de participação de mercados dos EVs leva apenas quatro anos, em média.

Além disso, o estudo cita o limite de 10% nas vendas combinadas de carros elétricos e híbridos plug-in, que também representam o ponto de virada rumo a massificação dos eletrificados no mercado: EUA, Canadá e Austrália estão próximos de cruzar essa fronteira.

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Segundo maior mercado automotivo do mundo, os Estados Unidos só atingiram o ponto de inflexão em 2022, mas desde então tem visto um crescimento acelerado dos elétricos. Outro mercado relevante, a Índia, tem avançado rapidamente e já tem 3% de participação de EVs nas vendas totais.

Os números mencionados acima valem apenas para os carros elétricos a bateria (BEV). No entanto, a análise mostra dinâmicas diferentes de acordo com o mercado. Na Europa, por exemplo, os híbridos plug-in tiveram ampla adoção num primeiro momento, enquanto outros mercados como EUA e China foram direto dos modelos a combustão para os elétricos a bateria. 

Se consideramos os elétricos e híbridos plug-in, foram mais de 10 milhões de veículos plug-in (que vão na tomada) vendidos no mundo inteiro em 2022, número que deve triplicar até 2027, de acordo com previsões da BloombergNEF.

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No Brasil, foram emplacados 950 elétricos e 2.627 híbridos em julho, números que correspondem a uma participação aproximada de 0,4% e 1,1%, respectivamente. São números ainda baixos, mas as vendas tem crescido em ritmo rápido, principalmente após a chegada de novos lançamentos com preços mais acessíveis.

Previsões apontam que poderemos ter uma participação de 10% dos carros elétricos em 2030, mas ainda há muitos fatores que podem interferir nos resultados, para mais ou para menos. 

Fonte: Bloomberg