A tecnologia de 800 volts está em ascensão nos carros elétricos. Durante muito tempo, os carros elétricos da Hyundai, Kia e Genesis, bem como o Porsche Taycan, foram os únicos modelos com essa vantagem, mas isso mudará em breve.

Entre outros, a Neue Klasse da BMW, as novas plataformas elétricas MMA e EA da Mercedes-Benz, a Premium Platform Electric (PPE) do Grupo VW ou até mesmo o Lotus Eletre receberão a tecnologia moderna. Os fornecedores também precisam se adaptar a isso, pois um sistema de 800 volts exige motores elétricos e inversores diferentes dos utilizados nos carros elétricos com 400 volts.

Tecnologia de 800 volts da Bosch: rotor e estator do motor elétrico de 800 V

Tecnologia de 800 volts da Bosch: rotor e estator do motor elétrico de 800 V

A Bosch, por exemplo, está começando agora a fabricar componentes de 800 volts. Isso envolve motores elétricos e inversores. Na versão de 800 volts da máquina elétrica, a Bosch aumentou a densidade de potência, o que reduz o peso e permite um design mais compacto.

O motor elétrico que agora entra em produção em série oferece nada menos que 460 kW de potência (625 cv) e 830 Nm de torque. Graças ao uso do chamado enrolamento I-PIN, ou seja, um enrolamento em barra, a eficiência, a compactação e o grau de automação na produção do motor aumentam, diz a Bosch. A densidade de potência aumenta em 35%, para 60 kW/kg, e a densidade de torque é de 105 Nm/kg. 

Tecnologia de 800 volts da Bosch: o inversor de 800 V

Tecnologia de 800 volts da Bosch: o inversor de 800 V

No pico de eficiência, o motor Bosch atinge até 98%. O rotor e o estator do novo motor são usados "por um fabricante alemão premium". Isso significa que Audi, Porsche, BMW, Mini e Mercedes-Benz são todos possíveis candidatos. A Bosch também está planejando o resfriamento de óleo para a próxima geração, o que deve aumentar a produção contínua.

O inversor de 800 volts usa semicondutores de carbeto de silício (chips SiC), o que aumenta a eficiência e, consequentemente, a autonomia. Ainda não se sabe se ele será usado pelo mesmo fabricante.

Nos chips de SiC, os átomos de carbono (C) também são incorporados à estrutura cristalina do silício (Si). Isso melhora a condutividade elétrica dos semicondutores. Além disso, 50% menos energia é perdida na forma de calor na eletrônica de potência. Isso aumenta a eficiência dos inversores para até 99%, promete a Bosch.

Nos últimos anos, os 400 volts se estabeleceram amplamente como o padrão dos veículos elétricos. No entanto, com a mesma amperagem, o dobro da potência pode ser transmitido com o dobro da tensão de 800 volts. Na prática, isso significa, acima de tudo, um carregamento mais rápido: Com uma rede de bordo de 400 volts, um máximo de 250 kW de potência de carregamento tem sido possível nas estações de carregamento correspondentes até o momento; com 800 volts, teoricamente o dobro disso, ou seja, 500 kW. Mas a tecnologia também significa cabos de energia mais finos, o que economiza peso, espaço de instalação e cobre caro.