A Tesla mostrou o caminho: a produção de carros do futuro terá que usar giga prensas. Muitos já perceberam isso e seguiram o exemplo de Elon Musk para simplificar e acelerar a produção de carrocerias usando prensas de tamanho e potência sem precedentes na indústria.
Entre elas está a Hyundai, que anunciou que pretende adotar o método de "hiperfusão" inspirado na Giga Press da Tesla em suas próprias fábricas.
É o que afirma o jornal coreano Hankyung, que em uma reportagem exclusiva explica como a empresa sediada em Seul está trabalhando na definição desses novos processos para reduzir significativamente os custos e aumentar os volumes.
A Hyundai, especificamente, injetará uma liga de alumínio fundido em moldes de fundição nos quais essa liga esfriará, criando uma parte substancial de um chassi de carro. A Hyundai registrou a marca 'Hypercasting' no escritório de patentes dos EUA em 21 de agosto.
Mas por que esse método é tão revolucionário? Há vários motivos. Em primeiro lugar, o trabalho em moldes grandes reduz significativamente a quantidade de peças a serem produzidas. E isso oferece, antes de tudo, uma vantagem de tempo.
Depois, você economiza em toda a soldagem e montagem das várias peças, pois todas elas já estão originalmente unidas em um único componente. E isso oferece vantagens em termos do material usado e do número de operações necessárias para construir uma carroceria inteira. Novamente: economia de tempo e material.
Voltando à Hyundai, a empresa está atualmente trabalhando na construção de sua própria fábrica de fundição e moldagem, que deverá estar operacional em 2026.
Outros fabricantes, como a Volvo, por exemplo, ou alguns fabricantes chineses, preferiram recorrer a empresas especializadas para comprar máquinas prontas. A Tesla, nesse sentido, conseguiu aproveitar as vantagens das giga prensas mencionadas anteriormente, produzidas pela empresa italiana Idra, com sede em Brescia.
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