A BYD foi destaque mais uma vez nas vendas globais de automóveis em agosto. A montadora chinesa ficou na quarta posição entre os fabricantes, superando a Ford e encostando na terceira colocada Honda.
De acordo com as estatísticas da TrendForce, as vendas globais totais de carros nos 37 mercados mais importantes em agosto alcançaram 5,55 milhões de unidades. Nesse cenário, as dez principais marcas de vendas de carros do mês de agosto foram Toyota, Volkswagen, Honda, BYD, Hyundai, Ford, Chevrolet, Suzuki, Kia e Nissan.
Galeria: BYD Dolphin Plus e Dolphin Diamond (BR)
Merece destaque o desempenho robusto da BYD mesmo em um cenário de demanda enfraquecida no mercado chinês. Além disso, não podemos deixar de mencionar que a gigante chinesa vende exclusivamente carros elétricos e híbridos plug-in, o que torna o resultado ainda mais impressionante.
Em agosto, a montadora sediada em Shenzhen relatou um aumento de 5% nas vendas globais de carros elétricos e híbridos em relação ao mês anterior. A participação de mercado da empresa ficou atrás da terceira colocada, Honda, por apenas 0,1 ponto percentual.
A fabricante chinesa sobe rapidamente no ranking, alcançando uma participação de mercado de 4,8%, ultrapassando Hyundai (4,3%) e Ford (4,2%). E enquanto as vendas globais da BYD avançam, a Ford experimentou uma queda de 6,7% nos registros em relação ao mês anterior, derrubando a fabricante norte-americana para o sexto lugar.
Galeria: BYD Seal - Interlagos
A BYD está se consolidando como líder de vendas no mercado doméstico, onde atingiu participação de 11,98% e 230.077 unidades vendidas no mês passado. No entanto, a estratégia da montadora chinesa é ampliar sua presença internacional, o que dará fôlego para continuar crescendo. Nos últimos 12 meses, a BYD exportou mais de 150.000 veículos. Analistas da empresa acreditam que o volume de exportação alcançará de 250.000 a 300.000 carros este ano.
Fora da China, a BYD já possui fábrica na Tailândia e amplia sua presença nos mercados do Sudeste Asiático. Além disso, já vende seus carros elétricos em mercados como Japão, Austrália, Europa e América Latina. No Brasil, a empresa já lidera com folga as vendas de carros totalmente elétricos e deve avançar rapidamente, antes mesmo da construção da fábrica em Camaçari, que deve estar operando até o início de 2025.
Fonte: TrendForce