Grupo Volkswagen faz nova jogada para resolver os problemas de software
Com experiência na Rivian, engenheiro liderará uma nova equipe de projetos do Grupo
A Volkswagen precisa realmente resolver os problemas de software. Sua empresa dedicada, a Cariad, está atrasada e isso afetou o lançamento de novos carros elétricos, especialmente da Porsche e da Audi. Para mudar o ritmo e alcançar a concorrência, a empresa está contratando um novo executivo com experiência na Tesla, Rivian e Google, que liderará um novo centro de TI.
Essa mudança deve levar a Cariad a desenvolver um software avançado que possa servir como base universal para todos os carros elétricos do grupo e permitir que a nova plataforma tecnológica atinja todo o seu potencial.
Foto espiã de visão lateral do Porsche Macan EV
Da Rivian para a Volkswagen
Até o momento, a Cariad tem sido mais um calcanhar de Aquiles para a Volkswagen e tem causado atrasos no processo de transição energética do grupo. Iniciado pelo ex-CEO Herbert Diess, o processo enfrentou problemas maiores do que o esperado.
Oliver Blume, que assumiu o comando depois de Diess, enfrenta os mesmos problemas críticos. E não é pouca coisa, afinal eles atrasaram a estreia no mercado do Porsche Macan elétrico e do Audi Q6 e-tron, modelos estratégicos para o grupo.
Galeria: Audi Q6 e-tron - Salão de Munique 2023
Para acelerar as coisas, Blume nomeou Peter Bosch, ex-chefe de produção da Bentley, como CEO da Cariad em maio e contratou algumas figuras altamente experientes da Tesla e da Rivian. O último a chegar é Sanjay Lal, que trabalhou no time de Elon Musk, depois foi para o Google e, em seguida, para a Rivian, onde foi vice-presidente responsável pela plataforma de software da startup norte-americana.
Movimentos para fazer as pazes
Enquanto espera pela recuperação de Cariad, a Volkswagen firmou uma série de parceiro com empresas chinesas para aproveitar suas plataformas e acelerar a comercialização de carros elétricos.
Especificamente, ela assinou uma parceria com a SAIC, que dará suporte à Audi, e uma parceria com a XPeng, na qual investiu 700 milhões de euros. Além disso, o grupo também está em discussões com a Leapmotor para relançar a marca Jetta, novamente na China, mas essa é outra história.
Galeria: Audi A6 e-tron Concept
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:27 Volvo EX60 será lançado em 2025 como sucessor do XC60
- 12:22 BYD atualiza plataforma de carros elétricos: mais eficiência e segurança
- 10:29 GM revela novo SUV elétrico compacto para o mercado da China
- 16:48 NIO: SUV elétrico mais acessível da marca faz estreia oficial - veja fotos
- 14:31 BYD: "marcas tradicionais atacam porque não conseguem competir em tecnologia"
- 12:44 Mercedes-Benz cancela plataforma de próxima geração para linhas EQS e EQE
- 11:48 Xiaomi dobra capacidade de produção para 20.000 carros elétricos por mês
- 10:53 Novo Chevrolet Blazer elétrico é flagrado em testes finais no Brasil
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria |