Quando a bateria do carro elétrico começa a perder capacidade? Para descobrir isso, um Volkswagen ID.3 foi testado e aprovado pela ADAC, a maior associação automobilística da Europa, depois de ser submetido a um teste de longa duração de 100.000 km durante dois anos e meio.
Os engenheiros do Centro de Testes e Tecnologia da ADAC em Landsberg am Lech percorreram mais de 100.000 quilômetros com um Volkswagen ID.3 Pro S e descobriram que a bateria de alta voltagem de 77 kWh - disponível em todos os modelos ID - ainda tem uma capacidade líquida de 93% e não apresenta anormalidades.
O número está muito acima dos 70% que a VW garante como parte de sua garantia para carros elétricos novos ao longo de oito anos ou 160.000 km de condução.
A ADAC afirma que seus testadores não pouparam a bateria e frequentemente a carregaram até 100% em estações de carregamento rápido DC para atingir a marca de 100.000 km o mais rápido possível. A Volkswagen recomenda a carga rápida de até 80% para favorecer a longevidade da bateria.
A ADAC teve que carregar a bateria até um estado de carga de 100% para que o veículo estivesse pronto para oferecer ao próximo testador a autonomia máxima de condução, que a ADAC constatou ser de 400 km no mundo real. Esse foi o primeiro teste desse tipo realizado pela ADAC com um veículo da família ID da Volkswagen.
Entre os test drives, o ID.3 foi repetidamente verificado pelos engenheiros da ADAC. A associação examinou oito critérios principais e mais de 300 subcritérios, que vão desde tecnologia e segurança até dirigibilidade, facilidade de operação e impacto ambiental.
VW ID.3 sendo apresentado no Brasil
Uma das recomendações da ADAC para os proprietários é sempre instalar atualizações de software. Durante o teste de resistência, o Volkswagen ID. 3 recebeu várias atualizações de software, uma das quais aumentou a potência de carregamento para 170 kW.
Além de corrigir bugs, as atualizações também tiveram um efeito positivo no consumo e na autonomia. Em particular, diz-se que o novo software melhorou significativamente o consumo de energia em distâncias curtas e em temperaturas de inverno de 0 a 5° C (32 a 41° F).
Os testadores do ADAC também tiveram boas observações sobre o Planejador de Rota de Veículo Elétrico inteligente do VW ID.3, que o EV recebeu por meio de uma atualização. Ao escolher uma rota mais longa, o sistema planeja as paradas de carregamento de forma que o destino seja alcançado o mais rápido possível.
Além do estado de carga, o Planejador de Rota de Veículos Elétricos também leva em consideração a situação e as previsões atuais do tráfego. Além disso, as paradas de carregamento são avaliadas dinamicamente e se baseiam no desempenho das baias. Por exemplo, o planejamento de rotas pode sugerir duas paradas de carregamento curtas com alta potência em vez de uma única parada longa com baixa potência.
Vale lembrar que nem tudo funcionou bem no ID.3. A ADAC listou algumas de suas desvantagens, incluindo problemas constantes relacionados à programação de software, o lento sistema de informação e entretenimento e a falta de pré-aquecimento da bateria - embora isso venha como parte de uma atualização futura - bem como problemas bem conhecidos, como os controles de toque pouco práticos no volante e os controles deslizantes de ajuste de temperatura imprecisos.
Fonte: ADAC
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