O Grupo Volkswagen pretende parar de produzir o carro elétrico VW ID.3 em sua fábrica localizada em Dresden, Alemanha.
De acordo com fontes citadas pelo Automobilwoche, a decisão de encerrar a produção do Volkswagen ID.3 em Dresden faz parte de uma iniciativa de corte de custos do CEO Oliver Blume, embora a publicação não tenha informado exatamente quando isso ocorrerá.
A fábrica, que foi inaugurada em 2002 como a Transparent Factory, produzindo sedãs Volkswagen Phaeton de alto padrão, começou a fabricar veículos elétricos em 2017, com o Volkswagen e-Golf totalmente elétrico.
Galeria: VW inicia a produção do ID.3 em Dresden
A fábrica encerrou a produção do e-Golf no final de 2020 e começou a montar seu substituto, o ID.3, em 2021. Dresden produziu 6.500 unidades do ID.3 em 2022. O local é muito pequeno em comparação com as outras fábricas de veículos elétricos da VW na Alemanha - não tem fabricação de carroceria, oficina de pintura ou divisão de prensa.
A Transparent Factory deve seu nome ao fato de ter paredes de vidro que permitem que os clientes observem o estágio final da montagem do veículo. Ela é considerada uma joia arquitetônica e tem sido usada como local para eventos, cerimônias, concertos e óperas.
As instalações continuarão a operar com capacidade reduzida, e seus 300 funcionários em tempo integral receberão outras tarefas, entre outras na área de produção e testes inovadores, disseram as fontes. Um porta-voz da VW não quis comentar as especulações.
Vale destacar que o ID.3 continuará a ser fabricado na fábrica de Zwickau, que é a principal unidade da Volkswagen na Alemanha para sua linha ID de carros elétricos.
A partir do último trimestre, o ID.3 também será produzido na fábrica de Wolfsburg, "inicialmente apenas em pequenas quantidades", de acordo com a agência de notícias DPA. A decisão de interromper a produção do ID.3 em Dresden provavelmente está relacionada ao início da produção em Wolfsburg.
O CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, está procurando aumentar os ganhos da marca Volkswagen para 6,5%, com um aumento de US$ 10,7 bilhões (10 bilhões de euros) no lucro até 2026. O custo operacional anual da fábrica de Dresden está entre 60 e 70 milhões de euros. O fim da produção na fábrica economizaria cerca de 20 milhões de euros por ano, disse uma fonte à Bloomberg.
A notícia vem logo após a Volkswagen dizer que está cortando trabalhadores temporários em sua unidade de Zwickau, sua principal fábrica de veículos elétricos na Alemanha, já que a demanda caiu após a eliminação gradual de um subsídio no país.
Além disso, os consumidores na Europa estão sendo afetados pelo aumento do custo de vida em meio à inflação e ao aumento das taxas de juros. A Volkswagen também está vendo a crescente concorrência de montadoras mais lucrativas, como a Stellantis e a Tesla, sem deixar de lado as montadoras chinesas.
Fonte: Automobilwoche via Bloomberg