Até agora, os carros elétricos da Mercedes-Benz eram baseados nos modelos a combustão correspondentes (como no EQA, EQB e EQC) ou na plataforma EVA2 (como o EQE, EQS e suas versões SUV). Mas, a partir de 2025, isso deve mudar; é quando as novas plataformas EA da Mercedes chegarão ao mercado. Agora, pela primeira vez, um protótipo foi fotografado com essa base.
Internamente, o novo modelo é designado com a abreviação C295. A versão de produção poderia ser chamada de Mercedes-AMG GT4. De qualquer forma, o carro é o primeiro modelo elétrico "real" da AMG - ou seja, o primeiro modelo independente que não é apenas a versão esportiva de um modelo normal da Mercedes, como o Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+.
Não dá pra ver muita coisa nas fotos do protótipo. Porque o protótipo de teste ainda usa a carroceria do Mercedes-Benz EQE, mas o modelo de produção deve ter uma aparência significativamente diferente.
O veículo elétrico de teste é bastante baixo e tem pneus mais grossos. Para que eles se encaixassem na carroceria, o carro recebeu arcos de roda significativamente mais largos. O restante da carroceria provavelmente não precisará ser examinado de perto, pois o chassi provavelmente receberá um "chapéu" diferente. Apenas as proporções e dimensões provavelmente permanecerão praticamente inalteradas. Isso significaria que o AMG elétrico terá quase cinco metros de comprimento.
Portanto, ainda há poucas informações sobre o design, mas há sobre o motor. Espera-se que o cupê de quatro portas com emissão zero tenha até 745 kW (1.000 cv), provavelmente provenientes de dois ou até três motores. Para efeito de comparação: a versão esportiva de topo do Mercedes EQE tem 505 kW de potência de propulsão, e até mesmo o Porsche Taycan mais potente tem "apenas" 560 kW.
Os concorrentes do AMG Stromer também poderiam incluir os modelos elétricos da divisão M-Sport da BMW. Um modelo baseado no New Class com quatro motores está programado; o fabricante de Munique até mostrou fotos de um protótipo baseado no BMW i4. No entanto, a potência deve ser de apenas "bem mais de 600 cv", ou seja, cerca de 450 kW.
Em termos de potência, o Tesla Model S Plaid com seus 1.020 cv ou 750 kW é mais apropriado. Aqui, uma unidade de 314 kW é instalada na dianteira, mas dois motores de 309 kW na traseira. Juntos, eles somam 932 kW, mas, presumivelmente, a potência é limitada pelo software ou pela saída de energia da bateria.
Como lembrete: em maio de 2022, a Mercedes apresentou o Vision AMG Concept. O carro se assemelhava claramente ao Mercedes EQXX, mas deveria ser uma prévia de um futuro modelo elétrico da AMG. O show car foi baseado na nova plataforma AMG.EA, que também deve formar a base para o primeiro modelo elétrico de produção em série independente da AMG. Detalhes do estudo, como as seis luzes de LED integradas ao difusor traseiro, poderiam, portanto, ser adotados na versão de produção.
Fonte: SH Proshots (Erlkönigbilder), Motor1 USA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil