Em 2023, os scooters elétricos com um único assento não são uma raridade. Com tanta variedade para escolher, os clientes podem optar por modelos mais clássicos ou outras scooters mais agressivas. A Lambretta Elettra é uma das últimas? Talvez, mas embora possa parecer fantástico, o design pode não ser unânime.
O que podemos dizer é que a Lambretta afirma que não se trata de um conceito. Ela ainda não está em produção, mas é assim que deve ficar em sua versão definitiva. Pode chama-lo de modelo de pré-produção; além da fase de testes, mas ainda não na linha de chegada.
Em sua apresentação na EICMA 2023, a Lambretta também forneceu detalhes sobre a Elettra, em vez de apenas dizer "aqui, olhe para isso" e nos deixar contemplar apenas seus méritos visuais.
A Elettra será movida por um motor síncrono de ímã permanente (PMSM) de 4 kW, capaz de produzir 11 kW de potência máxima. O torque declarado é de 258 Nm e a velocidade máxima é de 110 km/h por hora.
A Lambretta Elettra de produção terá três modos de condução: Eco, Ride e Sport. A autonomia, segundo a Lambretta, pode chegar a 127 km com uma única carga, supondo que você mantenha a velocidade média em cerca de 40 quilômetros por hora.
Se você gosta de andar mais rápido, sua autonomia pode cair para cerca de 60 km, supondo uma velocidade regular contínua de 80 km/h. A autonomia no mundo real, se esses números estiverem próximos da exatidão, provavelmente estará em algum lugar entre os dois extremos do espectro.
Assim como em outros veículos elétricos, outros fatores também podem afetar sua autonomia. Apenas como alguns exemplos, um forte vento de cauda ou a passagem por trás de um caminhão grande pode aumentar o rendimento, enquanto um forte vento de frente e muitas subidas podem diminuir seu alcance.
A Lambretta Elettra virá com uma bateria de lítio de 4,6 kWh, que, segundo a Lambretta, será carregada em cerca de cinco horas e meia em uma tomada de 220 volts. No entanto, esse tempo pode ser reduzido para apenas 36 minutos com o carregamento rápido em uma estação de carregamento pública (somente até 80% de uma carga completa).
A altura do assento da Lambretta Elettra será de 780 mm, muito acessível. O peso total do meio-fio é de 135 kg. Observando esse design (e seguindo outras scooters elétricas), o centro de gravidade deve ser bem baixo, facilitando a condução.
A Lambretta Elettra será montada em um par de rodas de 12 polegadas e usará uma suspensão tradicional de link de arrasto na frente. Na traseira, você verá um único amortecedor acima do motor, que se conecta ao braço oscilante. Os piscas são integrados às extremidades do guidão e, se você olhar com atenção nas fotos, verá que os manetes de freio podem se retrair para uma posição que os deixa alinhados com o guidão.
Outro recurso notável que você verá nas fotos é o corpo, que poderá ser levantado e expor o motor e a bateria para facilitar o acesso, bastando pressionar um botão. É um design interessante, que foi idealizado por uma equipe de design liderada pelo atual presidente da Lambretta, Walter Scheffrahn. Você pode vê-lo em ação neste vídeo do Scooterlab UK.
De acordo com o anúncio oficial da EICMA, a Elettra deve se juntar em breve à linha de scooters existentes da Lambretta, mas as informações exatas sobre preço e disponibilidade ainda não foram divulgadas.
Fonte: Lambretta
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross