Se a Apple quiser fazer um carro elétrico, agora ela sabe de quem copiar. A gigante de Cupertino vem trabalhando há anos para fazer sua estreia no mundo da mobilidade, mas entre mudanças de planos, investimentos ruins e dificuldades de todos os tipos, por enquanto ela parece longe de apresentar os frutos do que é chamado internamente de Projeto Titan.
No entanto, há gigantes da alta tecnologia que estão se saindo bem com o carro elétrico. Elas estão sediadas na China e estão dando lições a todos sobre como entrar em um setor difícil como o de veículos de quatro rodas. Em resumo, Tim Cook, CEO da Apple, poderia se inspirar em concorrentes como a Huawei e a Xiaomi para superar os obstáculos e criar seu próprio carro elétrico.
Luxed S7
A Huawei, por exemplo, produziu o SUV M7 com a Aito, que ultrapassou 80.000 pedidos em apenas 50 dias. Além disso, ela iniciou uma série de colaborações com outros fabricantes de automóveis para acelerar a penetração no mercado de suas tecnologias relacionadas a veículos elétricos. O Avatr 12 ou o Luxeed S7 devem ser lidos sob essa perspectiva. A Xiaomi, que está perto de fazer sua estreia, está negociando com vários fabricantes chineses para estabelecer parcerias igualmente frutíferas.
A estreia no campo automotivo, além disso, também parece impulsionar as vendas de smartphones e outros produtos eletrônicos de consumo. A capacidade de oferecer carros elétricos modernos e conectados, em resumo, convence os clientes de que a empresa em questão também é uma garantia de qualidade no restante.
Os números de vendas da China confirmam a tendência. A Apple, em uma base anual, registrou uma queda de 4% nas duas primeiras semanas de outubro. A Huawei e a Xiaomi, por outro lado, cresceram 66% e 28%, respectivamente.
De acordo com os analistas, portanto, se a Apple finalmente conseguir comercializar seu carro elétrico, ela também poderá dar um novo impulso às vendas de seus cavalos de batalha: iPhones, Macs e tudo mais.
Para concretizar seu carro elétrico, entretanto, ela precisa de parceiros. Não tanto os tecnológicos, já que Cupertino tem todas as habilidades para criar softwares inovadores e confiáveis, mas os produtivos, porque montar fábricas para construir carros é um assunto complicado. A Xiaomi e a Huawei entenderam isso... e reagiram com sucesso.
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