Quem será o sucessor do Jeep Avenger na premiação Car of the Year 2024 na Europa? Em breve saberemos. Entretanto, o júri, composto por 59 membros de 22 países, selecionou os 28 modelos que irão disputar em cada categoria.
A lista será reduzida a sete modelos na próxima segunda-feira, 27 de novembro, enquanto a cerimónia final terá acontecerá na segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024, no Salão de Genebra.
Neste ano, dos 28 candidatos na lista, 25% podem ser rotulados como "carros chineses". O Magnificent Seven é composto por BYD Atto 3 (Yuan Plus), BYD Han, BYD Dolphin, BYD Seal, Nio ET7, Smart #1 e Volvo EX30.
Vale lembrar que, para serem "elegíveis", estes novos modelos devem ser vendidos em pelo menos cinco países europeus. Não existem limitações para as montadoras. É por isso que há mais do que um modelo do mesmo fabricante na lista de automóveis selecionados, bem como a inclusão de marcas norte-americanas e chinesas:
BMW Série 5
BMW XM
BYD Atto 3
Fiat 600e
Ford Bronco
Honda CR-V
Honda e:NY1
Honda ZR-V
Jeep Grand Cherokee
Kia EV9
Lexus RZ
Lucid Air
Mercedes-Benz Classe E
Mercedes EQE SUV
Peugeot E-3008/3008
Renault Espace
Renault Scenic
Smart #1
Toyota C-HR
Toyota Prius
Volkswagen ID.7
Volvo EX30
É de salientar que 15 dos 28 modelos concorrentes estão disponíveis exclusivamente com motorizações eléctricas. Igualmente importante é a presença da BYD, que no seu ano de estreia na Europa é candidata com os seus quatro modelos na gama.
Também em destaque está o Lucid Air, o grande porta-estandarte americano que vem para desafiar o Tesla Model S, bem como o Ford Bronco. Importado pelo fabricante americano exclusivamente em versão de quatro portas, em duas versões e um único motor V6 não eletrificado, foi apresentado nos EUA em 2020 e é o rival natural do Jeep Wrangler.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Santander apoia a sustentabilidade no setor automotivo com premiação
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
BYD Dolphin chinês ganha prêmio "Carro Elétrico do Ano" no Japão
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Finalistas do World Car Awards são anunciados no Salão de Genebra
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Renault Kwid E-Tech: o carro elétrico de entrada que menos desvalorizou em 2023