BYD exporta baterias em grande escala via aviação pela 1ª vez
Divisão FinDreams Battery orquestrou a exportação inaugural em larga escala de baterias LFP Blade via transporte aéreo
Divisão de baterias da BYD, a FinDreams Battery realizou a primeira operação de exportação em larga escala de seus pacotes de baterias para carros elétricos LFP Blade via transporte aéreo. Nesta primeira viagem, as baterias foram transportadas da província de Hubei, na China, para Frankfurt, Alemanha.
A FinDreams é uma subsidiária da BYD, que produz e vende principalmente baterias, eletrônicos, motores e outros produtos. Segundo o comunicado da empresa, o lote de baterias de lâmina LFP partiu do Aeroporto de Huahu, em Ezhou, Hubei. Posteriormente, embarcou em um voo da SF Airlines e pousou com sucesso no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, na madrugada do dia 24.
Galeria: BYD Blade Battery
É uma operação importante por se tratar do primeiro caso de bateria de lítio de alta capacidade produzida no país asiático a ser transportada via aérea. O destino final não foi revelado, mas especialistas citados pela imprensa chinesa especularam que o destinatário pode ser a fábrica de veículos elétricos da Tesla nos arredores de Berlim.
Segundo as normas internacionais, pacotes contendo baterias de lítio superiores a 35 kg devem obter a carta de aprovação especial do A99 do departamento de administração da aviação civil relevante. O processo engloba várias etapas, como testes de segurança de transporte de baterias de lítio, testes de segurança de embalagens, exercícios de emergência e aprovação de documentação relacionada ao A99.
No caso específico da BYD, o peso de cada pacote é de 300 kg, onde cada bateria teve que passar por um procedimento meticuloso, sendo aquecida quando totalmente carregada para avaliar a segurança da bateria em condições extremas de trabalho.
No comunicado, a BYD FinDreams informa que o objetivo é garantir não apenas a segurança do produto em si, mas também de toda a operação de transporte. Por conta disso, a empresa desenvolveu caixas à prova de explosão específicas para a aviação para esta iniciativa de transporte aéreo.
A BYD FinDreams Battery destacou que completar com sucesso esta missão de transporte aéreo é um marco crucial na busca pelo transporte seguro de baterias de energia na China. Essa conquista estabelece as bases para padronizar e normalizar o transporte aéreo de baterias de energia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Dolphin 2025 reestilizado: primeiras imagens reveladas
GWM Ora 03 Skin ganha série especial por R$ 149.900
BYD: nova bateria Blade chegará em 2025 com 15% de redução no custo
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
BYD anuncia baterias de estado sólido para 2030 nos carros elétricos
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)