Hyundai apresenta transmissão para carros elétricos que dispensa eixos
Grupo coreano apresenta o inovador sistema Uni Wheel, que fica concentrado dentro do cubo da roda
Hyundai e Kia realizaram um interessante "Uni Wheel Tech Day" em Seul, durante o qual apresentaram uma nova tecnologia chamada... Uni Wheel. Em resumo, o grupo coreano desenvolveu um sistema que move todos os principais componentes relacionados ao trem de força dentro do cubo de roda.
Esta solução, que não perde a eficiência em comparação com um layout tradicional, libera espaço ao nível da carroceria, dando aos projetistas e designers mais liberdade na definição de novos modelos.
Tudo no hub
Com a chegada dos carros elétricos, baterias e motores elétricos, os trens de força sofreram grandes mudanças em comparação com os dias em que os carros eram apenas a combustão. Mas há um componente, aquele que traz a transmissão de movimento dos motores para as rodas, que até agora permaneceu praticamente inalterado, seja um carro de emissão zero ou um carro a gasolina. A solução técnica é sempre a mesma: eixo de transmissão e juntas CV.
Agora, a Hyundai, com tecnologia Uni Wheel, coloca uma série de engrenagens planetárias restritas dentro do cubo da roda. Especificamente, o sistema adota uma engrenagem central e quatro pinhões cercados por uma engrenagem de anel. Mas por que tudo isso?
Maior liberdade de design
A potência gerada pelo motor é transmitida para a engrenagem central, que por sua vez aciona os pinhões para iniciar a rotação da engrenagem do anel, que é conectada à roda. As engrenagens do sistema Uni Wheel são conectadas entre si para formar dois elos, e este mecanismo multi-link permite ao movimento multieixo da Uni Wheel maior liberdade no design das juntas de suspensão também.
Pois, ao fazer isso, é possível mover os motores muito próximos das rodas (com um eixo de transmissão é necessário ter comprimentos mínimos que permitam o funcionamento correto das partes mecânicas) sem aumentar os pesos não suspensos, como no caso dos motores montados diretamente dentro das rodas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio