A participação de carros eletrificados - incluindo os totalmente elétricos, híbridos e híbridos plug-in - aumentou significativamente nos Estados Unidos recentemente, atingindo um nível recorde.
De acordo com o relatório da Administração de Informações sobre Energia (EIA) dos EUA, com base nos dados da Wards Intelligence, durante o terceiro trimestre de 2023, a participação dos carros elétricos chegou a 17,7% das vendas de veículos leves novos. Os carros totalmente elétricos (BEV) já estão muito próximos de ultrapassar os híbridos não recarregáveis (HEV).
A participação média de veículos eletrificados nos EUA durante os primeiros nove meses de 2023 foi de 15,8% das vendas de veículos leves novos. Essa é uma melhora notável em relação aos 12,3% em 2022 e aos 8,5% em 2021.
É claro que ainda há muito progresso necessário para, pelo menos, atingir o nível de adoção visto na Europa ou na China, mas a eletrificação está progredindo a cada ano no país norte-americano.
Uma das constatações mais interessantes é que o preço médio de transação dos carros totalmente elétricos diminuiu significativamente nos últimos 12 meses, já que as montadoras e as concessionárias acumularam descontos e ofertas.
De acordo com o relatório da EIA, com base nos dados da Kelley Blue Book, o preço médio de transação dos BEVs caiu 5% no terceiro trimestre, para US$ 50.283 (queda de 24% em comparação com o segundo trimestre de 2022), que agora está a apenas US$ 3.000 da média geral do setor.
Sabemos que ainda há uma lacuna entre os preços dos veículos elétricos e o que consideraríamos acessível, mas é uma ótima notícia para os consumidores o fato de os preços terem caído visivelmente. A longo prazo, espera-se que os BEVs se aproximem da média de preço não luxuosa, que atualmente parece ser de aproximadamente US$ 45.000.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul