O último trimestre foi dominado por notícias negativas sobre a queda da demanda por carros elétricos nos EUA. Ford e GM, duas das montadoras que já foram mais otimistas sobre um futuro totalmente elétrico, citaram o fraco apetite do consumidor quando a quando anunciaram grandes cortes em seus gastos com veículos elétricos.

O turbilhão resultante da cobertura da imprensa questionou se os norte-americanos querem mesmo carros elétricos em primeiro lugar – ou se tudo isso foi apenas um erro grosseiro de cálculo.

Montagem Volkswagen ID.4 em Chattanooga, Tennessee

Como apontamos antes, essa perspectiva sombria não reflete totalmente o que realmente está acontecendo no mercado de veículos elétricos. Houve alguns solavancos recentes pelo caminho, com certeza, mas, no geral, as pessoas estão comprando mais carros elétricos do que nunca.

Na verdade, os EUA acabam de atingir um marco importante para as vendas de veículos elétricos, de acordo com o grupo de pesquisa de sustentabilidade BloombergNEF. Pela primeira vez, os americanos compraram 1 milhão de carros elétricos em um ano civil. E 2023 ainda nem acabou.

 

Quando você dá um passo atrás e dá uma olhada no quadro maior ilustrado pelo gráfico acima, fica claro que as vendas de veículos elétricos são uma grande história de sucesso. Em 2020, apenas cerca de 250 mil veículos elétricos foram registrados nos EUA. E as vendas subiram rapidamente desde então.

Globalmente, as coisas também parecem positivas na frente elétrica. Em um estudo publicado na terça-feira, a BNEF estima que cerca de 14,2 milhões de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in serão vendidos em todo o mundo em 2023, um salto de 35% em relação ao ano passado.

Galeria: Kia EV9 GT-Line (EUA)

Enquanto isso, as vendas de veículos com motor a combustão atingiram o pico em 2017 e agora estão caindo constantemente, disse a organização.

Nada disso significa que não houve desafios, ou que esses desafios não continuarão. De fato, embora as vendas de veículos elétricos estejam crescendo nos EUA, de acordo com alguns dados, a taxa desse crescimento tem sido menos explosiva do que antes e mais lenta do que as montadoras previam. Eventos recentes destacaram que a revolução dos veículos elétricos não será direta ou consistente.

E por que deveria ser? Desenvolver veículos atraentes e acessíveis com base em uma nova tecnologia é difícil. Reinventar cadeias de suprimentos de décadas é difícil. Convencer as pessoas a comprar as coisas diferentes e abrir mão do conforto da combustão também é difícil. Por isso, parece natural que haja alguns percalços ao longo do caminho.

No entanto, é importante não perder de vista o contexto mais amplo ou ignorar que, em muitos aspectos, o futuro elétrico parece muito brilhante.