Com uma autonomia de até 800 km e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos, a STLA Large finalmente é revelada. Trata-se - como lembramos - da plataforma nativa BEV da Stellantis desenvolvida para os carros elétricos do futuro e revelada oficialmente hoje.
Ela será lançada na América do Norte este ano nas marcas Dodge e Jeep, mas no futuro também chegará ao resto do mundo e às marcas Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. "Oito modelos serão lançados no período de 2024 a 2026", diz o grupo, que também fala de "flexibilidade tecnológica sem precedentes" e "qualidade de primeira classe". Então, vamos descobrir todos os outros segredos.
A STLA Large será instalada em sedãs, SUVs e carros de luxo (segmentos D e E) e oferecerá uma opção de arquiteturas de 400 e 800 Volts, com uma eficiência máxima de carregamento de 4,5 kWh por minuto. Serão oferecidas opções de bateria com capacidades que variam de 85 a 118 kWh.
"A flexibilidade inerente da plataforma", especifica Stellantis, "dá aos engenheiros e projetistas a capacidade de definir a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e as alturas totais e de distância do solo. Diferentes módulos de suspensão e vários sistemas de propulsão podem ser usados para atender aos objetivos específicos de desempenho de cada veículo, incluindo condução, manobrabilidade e conforto. Os engenheiros podem modular as principais dimensões, como a distância entre o centro das rodas dianteiras e os pés do motorista, as saliências dianteira e traseira e o assoalho, para ajustar as capacidades e o desempenho do veículo.
Com o uso de materiais inovadores de alta resistência", continua ele, "a plataforma é otimizada em termos de peso e rigidez para permitir o melhor desempenho da categoria para todos os tipos de veículos. Os componentes da plataforma são projetados para maximizar o espaço no interior do veículo e no compartimento de bagagem. Os componentes da plataforma, como o sistema de ar-condicionado, a direção, o sistema de freios e o sistema de propulsão, foram projetados para minimizar o consumo de energia e melhorar a autonomia de condução.
Stellantis presenta STLA Large
Le specifiche della piattaforma per auto elettriche Stellantis
Essa plataforma é a segunda revelada pelo Grupo depois da STLA Medium e será seguida por duas outras, batizadas de Small e Frame. As quatro arquiteturas foram descritas pela primeira vez durante o EV Day 2021, quando a Stellantis revelou sua estratégia Dare Forward 2030, que a levará a vender apenas carros elétricos e a se tornar neutra em carbono até 2038.
"A criação de uma família de veículos a partir de um conjunto de componentes bem projetados e flexíveis para cobrir diferentes tipos de veículos e trens de força, com desempenho superior ao de nossos produtos atuais, será a resposta para os clientes de cada uma de nossas marcas icônicas", comenta o CEO Carlos Tavares.
"A flexibilidade e a agilidade dessa plataforma são sua marca registrada e serão a força motriz por trás de nossa transição bem-sucedida para a eletrificação na América do Norte."
Fonte: Stellantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Valeo e Mahle: motores elétricos sem ímãs com tecnologia de indução