Em outubro, a Stellantis assinou um acordo de cooperação com o fabricante chinês Leapmotor. O grupo automotivo quer apoiar o lançamento dos veículos Leapmotor na Europa e agora há sinais de que isso pode ser possível: O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse que considera a produção de carros elétricos da Leapmotor na fábrica principal da Fiat em Turim-Mirafiori.
De acordo com relatos da mídia italiana, Tavares disse: "Se tivermos a oportunidade, porque faria sentido do ponto de vista econômico, então é claro que produziríamos veículos Leapmotor na Itália." Um porta-voz da Stellantis e uma fonte interna confirmaram essa declaração à Automotive News Europe.
O Leapmotor T03 poderia seguir os passos do Fiat 500 Electric em Turim
De acordo com o reportagem, até 150.000 carros elétricos acessíveis da Leapmotor poderiam ser produzidos para o mercado europeu em Mirafiori a partir de 2026 ou 2027. A principal fábrica da Fiat no distrito de Mirafiori, em Turim, foi construída em 1937. Na década de 1950, os bem-sucedidos modelos Fiat 500 e 600 saíram da linha de produção, seguidos pelos carros compactos Panda, Uno e Punto.
O Maserati Levante é produzido lá desde 2016 e o Fiat 500e desde 2020. No entanto, apenas 9.000 unidades do Levante foram construídas em 2023, em comparação com cerca de 77.000 unidades do Fiat 500e. Isso deve significar que a fábrica está utilizando quase a sua capacidade total, pois, de acordo com informações de 2020, a fábrica tem uma capacidade anual de 80.000 unidades. No entanto, a produção do 500 elétrico será encerrada no final de 2026 e será necessária uma substituição para garantir o aproveitamente dessa capacidade. A ideia de Tavares é que a capacidade liberada possa ser usada para veículos Leapmotor.
A Stellantis detém uma participação de cerca de 20% na Leapmotor desde o ano passado. As duas empresas fundaram uma joint venture na Holanda chamada Leapmotor International. A joint venture será responsável pela exportação, venda e produção de veículos Leapmotor fora da China. O objetivo é vender pelo menos 500.000 carros por ano a partir de 2030.
Aparentemente, o primeiro modelo será o SUV de tamanho médio C10, com 4,73 metros de comprimento. No entanto, a empresa também tem o subcompacto T03 na linha, que já está sendo vendido na França. Com um comprimento de 3,62 metros, um motor de 70 kW e 280 km de alcance WLTP, ele tem especificações semelhantes às do Fiat 500e.
Conclusão
O Fiat 500e não é baseado em uma plataforma Stellantis, mas é um modelo bem-sucedido. É por isso que, aparentemente, ele será fabricado até 2026. Depois disso, as capacidades de produção em Turim poderão ser usadas para carros elétricos de baixo custo da Leapmotor - como o T03, que talvez possa até substituir o 500. Até 150.000 unidades devem ser fabricadas anualmente. Isso provavelmente sobrecarregaria Mirafiori, mas ainda seria possível encontrar outra fábrica subutilizada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis