page ad skin

Fiat pode fabricar carros elétricos de marca chinesa a partir de 2026

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, considera a produção de modelos Leapmotor na fábrica principal da Fiat

Fiat Leapmotor carro elétrico barato

Em outubro, a Stellantis assinou um acordo de cooperação com o fabricante chinês Leapmotor. O grupo automotivo quer apoiar o lançamento dos veículos Leapmotor na Europa e agora há sinais de que isso pode ser possível: O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse que considera a produção de carros elétricos da Leapmotor na fábrica principal da Fiat em Turim-Mirafiori.

De acordo com relatos da mídia italiana, Tavares disse: "Se tivermos a oportunidade, porque faria sentido do ponto de vista econômico, então é claro que produziríamos veículos Leapmotor na Itália." Um porta-voz da Stellantis e uma fonte interna confirmaram essa declaração à Automotive News Europe.  

Leapmotor T03

O Leapmotor T03 poderia seguir os passos do Fiat 500 Electric em Turim

De acordo com o reportagem, até 150.000 carros elétricos acessíveis da Leapmotor poderiam ser produzidos para o mercado europeu em Mirafiori a partir de 2026 ou 2027. A principal fábrica da Fiat no distrito de Mirafiori, em Turim, foi construída em 1937. Na década de 1950, os bem-sucedidos modelos Fiat 500 e 600 saíram da linha de produção, seguidos pelos carros compactos Panda, Uno e Punto.

O Maserati Levante é produzido lá desde 2016 e o Fiat 500e desde 2020. No entanto, apenas 9.000 unidades do Levante foram construídas em 2023, em comparação com cerca de 77.000 unidades do Fiat 500e. Isso deve significar que a fábrica está utilizando quase a sua capacidade total, pois, de acordo com informações de 2020, a fábrica tem uma capacidade anual de 80.000 unidades. No entanto, a produção do 500 elétrico será encerrada no final de 2026 e será necessária uma substituição para garantir o aproveitamente dessa capacidade. A ideia de Tavares é que a capacidade liberada possa ser usada para veículos Leapmotor.

Galeria: Leapmotor T03

A Stellantis detém uma participação de cerca de 20% na Leapmotor desde o ano passado. As duas empresas fundaram uma joint venture na Holanda chamada Leapmotor International. A joint venture será responsável pela exportação, venda e produção de veículos Leapmotor fora da China. O objetivo é vender pelo menos 500.000 carros por ano a partir de 2030. 

Aparentemente, o primeiro modelo será o SUV de tamanho médio C10, com 4,73 metros de comprimento. No entanto, a empresa também tem o subcompacto T03 na linha, que já está sendo vendido na França. Com um comprimento de 3,62 metros, um motor de 70 kW e 280 km de alcance WLTP, ele tem especificações semelhantes às do Fiat 500e.

Conclusão

O Fiat 500e não é baseado em uma plataforma Stellantis, mas é um modelo bem-sucedido. É por isso que, aparentemente, ele será fabricado até 2026. Depois disso, as capacidades de produção em Turim poderão ser usadas para carros elétricos de baixo custo da Leapmotor - como o T03, que talvez possa até substituir o 500. Até 150.000 unidades devem ser fabricadas anualmente. Isso provavelmente sobrecarregaria Mirafiori, mas ainda seria possível encontrar outra fábrica subutilizada.

Galeria: Fiat 500e (BR)

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários