Após muita expectativa, a Ford finalmente iniciou a comercialização regular da E-Transit no Brasil. O modelo voltado para trabalho será oferecido por aqui em duas configurações: furgão e chassi-cabine. Curiosamente, ambas custam os mesmo R$ 542.000 na opção com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas, que pode ser conduzida por motoristas com habilitação B.
A dupla ainda pode ser comprada na configuração com PBT de 4,2 toneladas por R$ 20 mil a mais, independente de ser chassi-cabine ou furgão. No entanto, já é necessário ao menos uma habilitação tipo C. A chassi-cabine será vendida sempre com chassi longo e altura padrão (L4H1) e 21 m3 de capacidade volumétrica, enquanto a furgão tem opções: L2H2 com 9 m3 de volume, L2H3 com 10,7 m3, L3H3 com 12,4 m3 e L4H3 com 15 m3. As primeiras unidades começam a ser entregues em março, mas a Ford diz que já fechou a venda de 300 unidades, com detalhes que serão divulgados futuramente.
Ambas equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 43,8 kgfm. O propulsor é instalado no eixo traseiro, onde fica a tração. Pelo ciclo WLTP, sua autonomia é de de 317 km (WLTP). A bateria de lítio tem 68 kWh de capacidade e pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas.
A E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°. Também conta com três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio. A E-Transit Furgão tem capacidade de carga variando de 800 a 1.000 kg. Já a E-Transit Chassi tconta com capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. Tanto a furgão como a chassi têm garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos