Apesar de ter chamado a atenção do mercado ao apresentar em 2023 diversos novos modelos, a Fisker Inc. não anda nada bem em termos de saúde financeira. Prova disso vem de relatório fiscal revelado recentemente com rombos milionários nas contas e resultados comerciais bem aquém das metas estabelecidas. Segundo especialistas, a marca está na iminência de declarar falência e busca urgentemente outra montadora para estabelecer parceria.
Nesse contexto, a agência de notícias Automotive News informa que conversas estão sendo mantidas entre executivos da Fisker e da Nissan. O formato preliminar do acordo prevê investimento de US$ 400 milhões por parte de montadora japonesa na Fisker em troca de acesso ao projeto da picape elétrica Alaska (um dos novos modelos apresentados no ano passado).
Além disso, a partir da parceria, a Nissan usaria a plataforma da Alaska para lançar uma picape elétrica com design próprio e produziria os dois modelos em uma de suas fábricas na América do Norte a partir de 2026. Apesar dos rumores, Fisker e Nissan ainda não comentaram as negociações.
Para a Fisker, o acordo milionário com a Nissan seria a tábua de salvação para livrá-la da falência. Já para a Nissan, o interesse no negócio não parece tão óbvio até agora. A marca japonesa é perfeitamente capaz de desenvolver por conta própria uma picape elétrica de médio porte e já trabalha internamente em projeto nesse sentido. Apesar disso, o objetivo talvez seja ter acesso à uma plataforma já pronta e economizar tempo e custos de desenvolvimento.
Além disso, não é segredo a busca da Nissan por mais autonomia em relação à Renault, tendo em vista a relação estremecida entre as marcas nos últimos anos.
Fisker Alaska tem porta-copos gigante e até suporte para chapéu de cowboy
Apresentada em agosto do ano passado, a Alaska é baseada na plataforma do crossover Ocean em versão modificada chamada FM31. Tem autonomia máxima de 547 km e versões com 280 ou 550 cv de potência. Segundo a marca, a picape acelera de 0 a 60 milhas por hora em 3,9 a 7,2 segundos, dependendo da versão, e tem baterias de 75 a 113 quilowatts-hora. Ao todo, são 5,30 metros de comprimento.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias