Nissan poderá comprar picape Alaska para salvar Fisker da falência
Fabricante norte-americana está com as contas no vermelho e busca estabelecer parceria para sair da crise
Apesar de ter chamado a atenção do mercado ao apresentar em 2023 diversos novos modelos, a Fisker Inc. não anda nada bem em termos de saúde financeira. Prova disso vem de relatório fiscal revelado recentemente com rombos milionários nas contas e resultados comerciais bem aquém das metas estabelecidas. Segundo especialistas, a marca está na iminência de declarar falência e busca urgentemente outra montadora para estabelecer parceria.
Nesse contexto, a agência de notícias Automotive News informa que conversas estão sendo mantidas entre executivos da Fisker e da Nissan. O formato preliminar do acordo prevê investimento de US$ 400 milhões por parte de montadora japonesa na Fisker em troca de acesso ao projeto da picape elétrica Alaska (um dos novos modelos apresentados no ano passado).
Fisker Alaska
Além disso, a partir da parceria, a Nissan usaria a plataforma da Alaska para lançar uma picape elétrica com design próprio e produziria os dois modelos em uma de suas fábricas na América do Norte a partir de 2026. Apesar dos rumores, Fisker e Nissan ainda não comentaram as negociações.
Para a Fisker, o acordo milionário com a Nissan seria a tábua de salvação para livrá-la da falência. Já para a Nissan, o interesse no negócio não parece tão óbvio até agora. A marca japonesa é perfeitamente capaz de desenvolver por conta própria uma picape elétrica de médio porte e já trabalha internamente em projeto nesse sentido. Apesar disso, o objetivo talvez seja ter acesso à uma plataforma já pronta e economizar tempo e custos de desenvolvimento.
Além disso, não é segredo a busca da Nissan por mais autonomia em relação à Renault, tendo em vista a relação estremecida entre as marcas nos últimos anos.
Fisker Alaska tem porta-copos gigante e até suporte para chapéu de cowboy
Fisker Alaska
Apresentada em agosto do ano passado, a Alaska é baseada na plataforma do crossover Ocean em versão modificada chamada FM31. Tem autonomia máxima de 547 km e versões com 280 ou 550 cv de potência. Segundo a marca, a picape acelera de 0 a 60 milhas por hora em 3,9 a 7,2 segundos, dependendo da versão, e tem baterias de 75 a 113 quilowatts-hora. Ao todo, são 5,30 metros de comprimento.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais são as novidades elétricas da Nissan para 2025
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global