Levantamento divulgado recentemente pela Adamas Intelligence - consultoria estratégica sobre metais e minerais - mostrou que o ano de 2023 foi de importantes recordes para a indústria de veículos elétricos em todo o mundo. No setor de baterias, especificamente, o ano representou crescimento de 40% e o registro de impressionantes 689,2 (GWh) distribuídos em todos os EVs vendidos no período.
O número é tão significativo que representa cerca de 37% de todos os GWh de energia distribuídos na última década. Na prática, o mercado global de baterias de carros elétricos somou mais GWh em 2023 do que de 2014 a 2021 combinados. O avanço acompanhou o próprio aumento das vendas de elétricos, que deram um salto de 35% e atingiram quase 13,7 milhões de unidades.
Os números são resultado da contribuição de pelo menos 200 marcas diferentes. A diversificação é explicada pela variedade de empresas chinesas no setor e pela adoção da estratégia de criação de fabricantes secundárias. Com isso, grandes marcas conseguem alcançar todos os segmentos e grupos demográficos possíveis. Empresas como Geely, Chery, Dongfeng e BYD seguem esse caminho.
Do total de 200, apenas 16 tenham ultrapassaram a cifra dos 10 GWh e somente Tesla e BYD superaram os 100 GWh. A norte-americana distribuiu 132,1 GWh de baterias (aumento de 37% em relação a 2022), enquanto a BYD atingiu 101,6 GWh (alta de 51%).
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