Novo Peugeot E-5008 de 7 lugares e 660 km de alcance faz estreia oficial
SUV elétrico tem 4,79 metros de comprimento e também estará disponível em versões híbrida leve e híbrida plug-in
Assim como a geração anterior, o Peugeot E-5008 2024 é o "irmão" de sete lugares do E-3008. Isso é claramente evidente na dianteira, onde é difícil distinguir os dois modelos. Temos que ir para a lateral, que é mais longa, e para a traseira para descobrir o que traz a novidade.
Esse SUV elétrico tem 4,79 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,69 metros de altura. Ao contrário do 3008, a traseira não tem um corte fastback, mas a altura do teto é mantida constante para não "aprisionar" os passageiros na terceira fileira de assentos, que têm porta-copos, uma luz de leitura e um apoio de braço.
Galeria: Peugeot e-5008 (2024)
Disponível nos níveis de acabamento Allure e GT, o SUV francês tem um porta-malas com capacidade para 259 litros com todos os sete assentos ocupados, um volume que aumenta para 748 litros com a última fileira recolhida. Se a segunda fileira for rebatida, a capacidade aumenta para respeitáveis 1.815 litros. Vale a pena observar que, sob o sexto e o sétimo assentos, há um espaço de 80 litros, perfeito para armazenar um carregador portátil, por exemplo.
Naturalmente, a plataforma do veículo é a STLA Medium, uma evolução da EMP2, com arquitetura de 400 volts, que permite a integração de baterias com capacidade de 73 e 98 kWh. Com estas últimas, o alcance máxima é de 660 km na versão monomotor com 230 cv e tração dianteira. A autonomia mínima homologada é de 500 km.
O SUV elétrico médio da Peugeot também estará disponível com um motor de 213 cv, enquanto a versão mais exclusiva tem dois motores (109 cv na traseira e 213 cv na dianteira) para um total de 322 cv. Assim como no E-3008, ambas as opções são alimentadas por uma bateria menor.
A potência máxima de carga é de 22 kW em corrente alternada e 160 kW em corrente contínua. No último caso, o carregamento vai de 20 a 80% em apenas 30 minutos.
Quanto ao resto, tudo o que é anunciado é replicado do E-3008. Por exemplo, a integração do ChatGPT (não a versão mais recente), a navegação com dados práticos (pontos de recarga, etc.) ou o aplicativo E-Routes da Free2move Charge, uma empresa de propriedade da Stellantis.
Obviamente, o interior é uma cópia carbono do seu "irmão" menor, com o Panoramic i-Cockpit (tela curva e flutuante de 21 polegadas), os controles digitais personalizáveis i-Toggles e o console central elevado, que divide o espaço na frente.
A linha também incluirá uma variante a gasolina com 136 cv e hibridização leve com bateria de 48V, que terá o selo DGT Eco. Essa opção só estará disponível com uma transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades. Haverá também um híbrido plug-in, com o emblema 0, que poderá atingir 195 cv. Por enquanto, não há data de comercialização ou preços para a Espanha.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Entenda os termos e siglas usados no mundo dos carros elétricos