O novo BYD Dolphin Mini foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em março. Lançado no final de fevereiro, o subcompacto da BYD subiu rapidamente no ranking, fechando o mês com mais de 2.400 emplacamentos e desbancando o irmão Dolphin do topo de vendas.
Disponível para reservas desde 25 de fevereiro, o Dolphin Mini foi apresentado como o menor e mais acessível modelo da BYD. Após a oferta do lote inicial com bônus de R$ 10.000, agora o carro elétrico urbano tem início de vendas regulares por R$ 115.800, o que lhe dá a segunda posição do ranking entre os carros elétricos mais baratos do país.
E apesar da decepção com a expectativa de preço de tabela abaixo dos R$ 100 mil, logo após o lançamento a BYD falou em mais de 6.000 pedidos para o carro elétrico urbano, números bem superiores ao do BYD Dolphin quando foi lançado em junho do ano passado, com cerca de 3.000 pedidos no primeiro mês.
Ainda que distante do número de pedidos anunciado pela marca, os mais de 2.400 emplacamentos do primeiro mês cheio também representam o recorde mensal de vendas para um único modelo elétrico - o Dolphin chegou perto em dezembro ao emplacar pouco mais de 2.200 unidades.
Por fim, mesmo com a chegada do Dolphi Mini, os dados preliminares de março mostram que o irmão mais velho Dolphin também performou bem nas vendas: foram mais de 1.700 emplacamentos, na mesma faixa pouco acima das 1.800 unidades atingidas em janeiro e fevereiro.
Equipado sempre com um motor elétrico de 75 cv e 13,6 kgfm de torque, o subcompacto da BYD pode acelerar de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atingir 130 km/h de velocidade máxima. O sistema é alimentado por uma bateria LFP (Blade) de 38,8 kWh brutos, suficiente para autonomia de 280 km pelo padrão Inmetro.
O Dolphin Mini está disponível na versão de 4 lugares e tem porta-malas com 230 litros, se destacando pelo bom espaço interno - ainda não há uma posição oficia sobre a configuração de 5 lugares. Com 2,50 metros de entre-eixos, ele fica próximo de compactos flex como HB20 e Onix.
BYD Dolphin Mini 2024 | |
Potência | 75 cv |
Torque | 135 Nm |
0 a 100 km/h | 14,9 segundos |
Velocidade máxima | 130 km/h |
Bateria | 38,8 kWh - Blade LFP |
Potência de recarga | 6,6 kW AC / 40 kW DC |
Tempo de recarga | 30% a 80% em DC - 30 minutos |
Autonomia (Inmetro) | 280 km |
Comprimento/Largura/Altura/Entre-eixos | 3.780/1.715/1.580/2.500 mm |
Altura do solo | 110 mm |
Peso em ordem de marcha | 1.239 kg |
Pneus | 175/55 R16 |
Porta-malas | 230 litros |
Freios | discos ventilados na dianteira/discos sólidos na traseira |
Com uma lista de equipamentos que contém itens então inéditos para o segmento, o Dolphin Mini vem equipado com rodas aro 16", 6 airbags, faróis de LEDs, acendimento automático dos faróis, ajuste elétrico do banco do motorista, controle de cruzeiro, atualização remota do sistema, entre outros.
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