A Tesla retomou a liderança mundial em vendas de carros elétricos, pelo menos por enquanto. No primeiro trimestre de 2024, a empresa americana superou a chinesa BYD, que havia conquistado o topo no último trimestre do ano passado. Porém, a conquista veio com um porém: as vendas da Tesla ficaram bem abaixo do esperado.
De acordo com o relatório financeiro divulgado pela empresa, as vendas no primeiro trimestre caíram 9% em relação ao mesmo período de 2023. O número de carros entregues ficou 13% abaixo das estimativas dos analistas, marcando a primeira queda anual de vendas trimestrais da Tesla desde 2012 (com exceção do choque causado pela Covid-19 no segundo trimestre de 2020).
Analistas apontam que a produção da Tesla superou as entregas em 46.600 unidades no primeiro trimestre, o que significa um aumento de 9 dias no estoque de veículos. Isso pode indicar uma queda na demanda, já que a Tesla sempre foi limitada pela capacidade de produção e não pela procura pelos carros elétricos.
A própria Tesla atribui a queda nas vendas a atrasos causados pelo novo design do Tesla Model 3 e a problemas geopolíticos, como o conflito no Mar Vermelho e um ataque à fábrica de Berlim.
Apesar do desempenho abaixo do esperado, a Tesla conseguiu superar a BYD no primeiro trimestre, que costuma ser um período fraco para vendas de carros na China devido ao Ano Novo Lunar. A vitória da Tesla não foi por pouco. A empresa americana entregou cerca de 386.000 carros elétricos a bateria (BEVs) no primeiro trimestre, enquanto a BYD vendeu pouco mais de 300.000 unidades.
No entanto, é importante ressaltar que a BYD também fabrica e vende veículos híbridos plug-in (PHEVs). Quando somamos esses modelos aos BEVs da BYD, o número total de veículos eletrificados da empresa dispara para 626.263. Além disso, enquanto as vendas de BEVs da BYD caíram na comparação trimestral com o período em que superou a Tesla, elas ainda registraram um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Tesla teve uma queda de 8% nas vendas de BEVs na comparação anual, o que mostra tendências opostas entre a chinesa e a norte-americana.
Resta saber se a retomada da liderança é passageira ou se a Tesla conseguirá resolver os problemas de produção e retomar o ritmo de crescimento. Uma coisa é certa: o mercado de carros elétricos está cada vez mais competitivo, e a briga pelo topo será acirrada entre as duas gigantes.
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