Chevrolet Silverado elétrica percorre 740 km com uma carga na vida real
Picape elétrica superou o número oficial de autonomia, que já era líder no segmento
As estimativas de autonomia nem sempre são confiáveis. O mundo real tem ladeiras, rodovias de trânsito rápido, carga e climas variáveis, e tudo isso pode prejudicar o suposto alcance de um veículo elétrico. No entanto, enquanto alguns elétricos fracassam em testes no mundo real, outros ultrapassam os números anunciados pelo fabricante.
No caso do Chevrolet Silverado EV RST 2024, um teste inicial realizado pelo YouTuber JerryRigEverything sugere que a caminhonete cumpre sua impressionante estimativa de alcance (640 km oficiais) - e vai além
Zack Nelson, que dirige o popular canal JerryRigEverything no YouTube, levou um Silverado EV RST em uma viagem de Las Vegas a Phoenix e conseguiu percorrer 460,2 milhas (740 km) antes de esgotar a bateria da picape elétrica.
A marca de Detroit acaba de anunciar novos detalhes sobre a próxima versão da picape, incluindo o alcance estimado pela General Motors de 440 milhas (708 km). Isso é significativamente mais do que as versões de maior alcance de rivais como o Ford F-150 Lightning (320 milhas), Rivian R1T (410 milhas) e Tesla Cybertruck (340 milhas, ou supostamente mais de 470 com uma bateria de extensão de alcance que ainda não viu a luz do dia).
No vídeo, Nelson disse que a rota era composta principalmente de rodovias, com algumas estradas de terra e trechos urbanos também. A viagem também incluiu uma queda de elevação de 300 metros, o que pode ter ajudado a aumentar um pouco a autonomia da picape. No entanto, como Nelson ressalta, isso representa apenas uma queda de 0,6 metro por milha (1,6 km) percorrida.
O importante é que, no geral, o percurso parece representativo de como alguém pode realmente usar sua caminhonete elétrico. E a Silverado EV arrasou. A eficiência do EV, se você estiver curioso, foi de 3,2 km/kWh.
Embora um alcance de 708 km seja definitivamente desnecessário para a maioria das situações, esse tipo de autonomia gigantesca pode ser importante para convencer compradores céticos de caminhonetes a considerarem a eletrificação no futuro.
Um dos motivos é o reboque. No geral, caminhonetes elétricas perdem muito alcance ao rebocar cargas. Com mais de 640 km disponíveis, a Silverado elétrica pode ser a primeira picape elétrica que atende às expectativas de quem reboca cargas regularmente, mesmo com um trailer acoplado.
Todo esse alcance necessita de uma bateria ridiculamente grande, o que eleva o preço da Silverado EV para o território dos luxuosos. A Chevrolet anunciou na quarta-feira que a picape topo de linha custará US$ 96.495, incluindo frete. As entregas estão programadas para começar em meados de 2024. (A Chevrolet já vende uma Silverado EV mais básica, mas apenas para frotas.)
E às vezes, mesmo ter um alcance imbatível de 460 milhas (740 km) à sua disposição não é suficiente para chegar ao carregador. A Silverado EV que Nelson estava dirigindo morreu em um estacionamento a cerca de 100 metros de uma estação de recarga. Confira o vídeo completo e deixe seus comentários.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM adia produção da Chevrolet Silverado elétrica para o fim de 2025
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Novo Chevrolet Blazer elétrico, que virá ao Brasil, é flagrado sem disfarce
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Sucesso: Picape elétrica Chevrolet Silverado EV já tem 150.000 pedidos
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
1ª edição da Chevrolet Silverado elétrica esgota em 12 minutos