Como superar a ansiedade da autonomia se você dirige um veículo elétrico? É claro que há muitas estações de recarga na maioria das grandes cidades do mundo, mas e se você estiver com pouco tempo ou se sua viagem o levar a lugares com infraestrutura limitada? Ou se os carregadores não funcionarem?
Bem, a SYM, fabricante taiwanesa de motocicletas, parece ter uma solução. Por que não colocar um motor de combustão interna entre as baterias?
Essa é exatamente a tecnologia que a SYM está promovendo com sua scooter híbrida elétrica PE 3. E, embora seja apenas um conceito no momento, ela pode ter algum potencial quando se trata de fornecer "alcance ilimitado" para veículos elétricos de duas rodas.
Ela emprega um tipo de tecnologia híbrida reversa, em que a principal fonte de propulsão é um motor elétrico. Entretanto, quando a tensão da bateria cai abaixo de 60 volts, o motor de combustão interna ganha vida, carregando a bateria e fornecendo mais energia ao motor elétrico.
Observe que não há conexão física entre o motor de combustão interna e o trem de força. Sua única finalidade é carregar a bateria, que então envia energia para o motor elétrico. Portanto, é essencialmente como em um BMW i3.
Por si só, a SYM diz que o motor elétrico pode fornecer cerca de 35 quilômetros de alcance quando está totalmente carregado, sugerindo que essa novidade se sente mais em casa dentro dos limites da selva urbana. Quando o motor a gasolina entra em ação, ele apresenta uma impressionante economia de combustível de 90 quilômetros por litro. E com um tanque de três litros, você poderá percorrer uma grande distância - eu, que sou universitário, teria ficado louco.
Falando em universitários, é exatamente para eles que essa scooter foi projetada, bem como para passageiros e jovens profissionais que procuram um meio de mobilidade pessoal econômico e sem complicações. Seu design é limpo e futurista, como uma espécie de mistura entre os produtos da Apple e da Xiaomi, com carroceria quadrada e muita tecnologia para mostrar.
Até o momento, a SYM ainda não anunciou o preço do PE 3, enfatizando que ele ainda está em fase conceitual. No entanto, o fato de ser especialista no mundo das scooters significa que a SYM é mais do que capaz de trazer esse conceito para o mundo real e, muito provavelmente, a um preço que seja atraente tanto para entusiastas quanto para usuários que se deslocam com baixo custo.
Fonte: Motorrad Online, Motoring World
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas