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Daimler e Volvo firmam parceria e terão plataforma conjunta para caminhões

Joint venture criada pelas empresas terá sede em Gotemburgo, na Suécia, e usará ativos já existentes de ambas as companhias

Mercedes-Benz eActros 600 (2024)

Os grupos Daimler (controlador da Mercedes-Benz) e Volvo acabam de firmam importante  parceria para desenvolvimento estratégico no setor de veículos comerciais. O acordo prevê a realização de trabalhos conjuntos para "liderar a transformação digital quanto a veículos comerciais pesados definidos por software" e criação de inédito "sistema operacional dedicado para caminhões".

Para tanto, será criada inédita joint-venture 50/50 que se dedicará especialmente ao desenvolvimento de hardware e software padronizados. A parceria também criará uma plataforma comum de veículos, a ser definida por software, e um sistema operacional dedicado para caminhões, fornecendo a base para futuros veículos comerciais. A nova empresa terá sede em Gotemburgo, na Suécia, e usará ativos já existentes de ambas as companhias.

Volvo FH Elétrico

A nova plataforma permitirá que os próximos caminhões Daimler e Volvo sejam dispositivos programáveis, de tal modo que usarão hardware e sistema operacional capazes de permitir atualizações rápidas. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias também ajudarão as empresas nas metas de descarbonização estabelecidas para os próximos anos. 

“Tão importante quanto a transformação rumo a tecnologias de propulsão livres de emissões de CO2 é a digitalização do veículo. A parceria permitirá conceber recursos diferenciais de veículos digitais com ainda mais rapidez e eficiência. Poderemos desenvolver marcos de progresso no sistema operacional de caminhões e estabelecer um padrão para o setor”, acredita Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

Mercedes-Benz eActros de longa distância

"Agora estamos reunindo nossas forças para acelerar os benefícios aos clientes que uma plataforma de caminhões definida por software vai trazer. Dada a rápida transformação de nosso setor industrial, faz sentido colaborar para acelerar o desenvolvimento, aumentar os volumes e compartilhar os custos. Os caminhões pesados definidos por software representam uma mudança de paradigma na transformação de nosso setor", disse Martin Lundstedt, presidente e CEO do grupo Volvo.

Vale lembrar que Daimler e Volvo continuarão concorrentes no mercado, diferenciando-se em suas ofertas de produtos e serviços, incluindo suas respectivas soluções digitais. As marcas fornecerão seus próprios aplicativos para os usuários finais, construídos sobre a plataforma. O contrato final do acordo deverá ser fechado no primeiro trimestre de 2025.

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