O ambicioso plano estratégico de eletrificação da Kia, com pelo menos 15 novos carros elétricos planejados até 2030, deverá contemplar pela primeira vez o segmento de picapes. Após décadas ausente da categoria, a marca finalmente entrará na disputa e prepara caminhonete EV com foco comercial voltado para a América do Norte. O projeto está em pleno desenvolvimento e acaba de ser adiantado virtualmente em projeções.
Publicados pelo site Kolesa, as renderizações tomam como base flagras recentes e revelam a inédita picape tanto de frente quanto de traseira. O design terá pegada futurista e inspiração nos mais recentes lançamentos da linha EV da Kia, em especial no SUV EV9. Destaque para faróis verticalizados e com LEDs diurnos bem destacados, laterais com maçanetas embutidas, teto alto e plano, além de rodas com desenho bastante chamativo.
Apesar do segredo bem guardado, já sabemos que a nova picape está sendo desenvolvida como um veículo elétrico do tipo dedicado. Ou seja, não terá versões a combustão e já nascerá inteiramente pensada como EV, desde plataforma, design, soluções internas e acerto dinâmico. A arquitetura adotada será a base e-GMP (Electric Global Modular), criada especificamente para EVs e já usada pelos Kia EV5, EV6 e EV9, Hyundai Ioniq 5 e Ioniq 6, além do Genesis GV60.
SUV EV9 será irmão da nova picape
O lançamento deverá acontecer até 2027 e, quando chegar ao mercado, a caminhonete brigará com outras elétricas como Ford F-150 Lighting e Rivian R1T. O foco comercial do modelo será a América do Norte, tanto que a produção será concentrada nos Estados Unidos na fábrica de West Point, na Geórgia, ao lado do EV9.
A montagem local habilita o veículo a receber incentivos no preço final exclusivos para elétricos e, ao mesmo tempo, livra a caminhonete da chamada 'Chicken Tax' (imposto extra de 25% cobrado sobre picapes e comerciais leves produzidos fora da América do Norte).
A Kia, vale lembrar, trabalha no desenvolvimento de mais uma picape. Neste caso, não será do tipo dedicada, mas sim com construção tradicional de chassi de longarinas. Batizada de Tasman, terá foco comercial voltado para mercados emergentes e brigará com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e companhia. Sob o capô, usará motores tradicionais a gasolina e diesel, ganhando posteriormente uma versão elétrica.
Fonte: Kolesa
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