Depois que o Porsche Taycan recebeu uma atualização mecânica como parte da reestilização apresentada este ano, parece justo que o seu primo faça o mesmo. Diga olá para o Audi E-Tron GT 2025, que recebe uma série de atualizações para liberar mais potência, velocidade de carregamento e autonomia. A partir de agora, haverá três versões distintas para escolher: S E-Tron GT, RS E-Tron GT e o carro-chefe RS E-Tron GT Performance.

A recém-adicionada versão topo de linha assume o papel de carro de produção mais potente já feito pela Audi. Ele tem uma potência de 925 cv, mas ainda fica atrás do monstro que é o Taycan Turbo GT de 1.033 cv. Além de ser o carro mais potente a carregar os lendários Quatro Anéis, ele também é o mais rápido. Ele precisa de apenas 2,5 segundos para atingir 100 km/h - ainda dois décimos de segundo mais lento que o Porsche.

Os modelos menores também não são exatamente lentos ou têm pouca potência. O RS E-Tron tem 863 cv para uma corrida de 2,8 segundos, enquanto o E-Tron básico tem 679 cv para uma corrida de 3,4 segundos. Os modelos com o emblema RS atingem o máximo de 250 km/h, enquanto a versão básica atinge 245 km/h, um pouco menos. Todos os três possuem uma configuração de motor duplo que permite tração nas quatro rodas. A Audi diz que não está planejada uma configuração de motor único com tração traseira.

Além de estar mais rápido, o sedã elétrico recebe um pacote de bateria atualizado. A capacidade de energia utilizável saltou de 83,7 kWh para 97,0 kWh, enquanto o peso foi reduzido em 10 kg. No entanto, o conjunto de baterias ainda pesa 625 kg. Há mais boas notícias para compartilhar sobre a bateria, pois agora ela suporta uma potência máxima de carregamento de 320 kw, em vez dos 270 kW anteriores. Em condições ideais de carregamento, a bateria vai de 10 a 80% em 18 minutos. São necessários apenas 10 minutos para recarregar o elétrico para que tenha 280 km de alcance.

A bateria não é a única peça de hardware que perdeu peso, pois o motor elétrico traseiro é aproximadamente 10 kg mais leve do que antes. Se o que você procura é eficiência, é melhor deixar de lado os modelos RS e adquirir o S básico. A Audi apresenta uma autonomia máxima de 608 km, mas lembre-se de que isso é de acordo com o ciclo de testes WLTP, e deve ser bem menor quando chegar ao Brasil.

Até mesmo o ponto de entrada da linha recebe uma nova suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas. Essa configuração ativa pode abaixar o carro de 5,3 a 7,6 cm em segundos para maximizar o conforto ao passar por lombadas. Para o RS E-Tron GT Performance, a suspensão recebe um modo de desempenho dedicado, adaptado para uso em pista.

Embora o E-Tron GT ainda pareça ter vindo do futuro, há algumas boas referências ao passado. Por exemplo, as rodas forjadas de 21 polegadas lembram as do conceito Audi Avus Quattro de 1991. No interior, o painel de instrumentos digital do RS E-Tron GT Performance tem um tema branco que faz referência ao RS2 Avant de 1994.

Até que os preços para o Brasil sejam divulgados, a Audi diz que o S E-Tron GT 2025 começa em € 126.000 (R$ 731.371) na Alemanha, onde o RS E-Tron GT custa € 147.500 (R$ 856.168). O RS E-Tron GT Performance é vendido por €160.500 (R$ 931.627).

Galeria: Audi RS e-tron performance 2025