Zeekr estreia no Brasil em setembro com os elétricos premium 001 e X
Fomos até a China para conhecer mais detalhes da operação da marca
A Zeekr, marca premium de veículos elétricos da Geely, chega ao Brasil em setembro de 2024 com a abertura de 10 concessionárias nas principais capitais do país. A marca iniciará sua trajetória no mercado brasileiro com a pré-venda de dois modelos: o sedã 001 e o SUV compacto X.
Se preparando para iniciar suas operações no Brasil, a Zeekr convidou o Motor1/InsideEVs para visitar suas instalações na China e começar a antecipar seus planos e estratégia de lançamento aqui no Brasil.
Com posicionamento premium, a Zeekr terá um número selecionado de concessionárias em capitais e mercados estratégicos, com foco em oferecer uma experiência de cliente diferenciada e personalizada. Inicialmente, a empresa falou em 10 pontos de vendas nas principais cidades do país.
BYD em volume, Zeekr em premium
Um ponto de destaque é que a Zeekr não se vê como concorrente direta da BYD, que atua em um segmento mais acessível. A marca busca competir com Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e até mesmo a Volvo, sua irmã dentro do Grupo Geely.
"o sucesso da BYD no Brasil é bom para nós, incrementar market share de elétricos juntos - não vejo como concorrente para nós. BYD em volume, Zeekr em premium", diz Allen Li - gerente tecnologia e produto.
A dupla Zeekr 001 e X será apresentada em setembro, quando terá início a pré-venda e divulgação de preços. Abaixo, os valores cobrados na China e a conversão direta, apenas para referência. Até lá, a marca afirmou que irá esperar caso haja alteração/antecipação na cobrança do imposto de importação para formar preços.
- 001:
- Preço na China: 329 mil RMB (aproximadamente R$ 247 mil).
- Rival no Brasil: Panamera (porém com preço mais acessível).
- Posicionamento: Topo de linha.
- X:
- Preço na China: 179.000 RMB (aproximadamente R$ 135 mil).
- Rival no Brasil: EX30.
- Posicionamento: Competitivo, com potencial para se destacar em termos de preço.
Zeekr 001
O Zeekr 001 é o primeiro modelo da marca, que foi introduzido em setembro de 2020 sob o nome de Lynk Zero Concept. Ele passou por uma forte atualização para a linha 2024, trazendo novos recursos como carregamento mais rápido e sistemas de assistência ao motorista aprimorados. Este será o carro vendido no Brasil em três versões, com motor traseiro e dois motores, dependendo da configuração.
A Geely recorreu ao centro de design em Gotemburgo, onde os designers também trabalham com a Volvo. O Zeekr 001 tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 de altura, com um entre-eixos de mais de 3 metros. Graças às suas dimensões generosas, oferece espaço no topo da sua categoria e uma capacidade de carga recorde de até 2.144 litros.
Com arquitetura elétrica de 800 volts, o Zeekr 001 suporta carregamento V2V (veículo para veículo) com potência máxima de 240 kW. Isso significa que o Zeekr 001 pode carregar outro veículo elétrico com a potência de um eletroposto rápido comum no Brasil.
Baterias:
- 95 kWh, LFP (fosfato de ferro lítio): 675 km de autonomia (CLTC)
- 100 kWh, NMC (níquel, manganês, cobalto): 705 - 750 km de autonomia (dependendo do tipo de tração) CLTC
Versão RWD (tração traseira):
- Motor elétrico de imã permanente de 310 kW (422 cv) no eixo traseiro
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos
- Velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente)
Versão AWD (tração traseira):
- Motor elétrico de imã permanente de 310 kW (422 cv) no eixo traseiro
- Motor de indução assíncrono de 270 kW (367 cv) no eixo dianteiro
- Potência total combinada de 580 kW (794 cv)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos
- Velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente)
Zeekr X
Outra opção interessante no portfólio da marca é o recém-lançado SUV elétrico compacto Zeekr X, que se destaca pelo design angular, medindo 4,45 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos e compartilhando o trem de força com o Volvo EX30.
De frente, lembra Lynk & Co. 01 (outro modelo pertencente ao Grupo Geely), com linhas mais angulares e aerodinâmicas, juntamente com soluções pertencentes ao universo coupé e esportivo, como janelas laterais sem moldura e maçanetas retráteis, bem como lanternas que percorrem toda a extensão da tampa traseira.
Baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely, o Zeekr X está disponível em duas variantes de potência, ambas utilizando uma bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC).
-
Modelo de tração traseira:
- Potência: 200 kW (272 cavalos de potência)
- Torque: 384 Nm
- Autonomia: 560 km (ciclo CLTC)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
-
Modelo de tração integral (motor duplo):
- Potência: 315 kW (428 cavalos de potência)
- Torque: 543 Nm
- Autonomia: 512 km (ciclo CLTC)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos
Teste de colisão do Zeekr X
Recentemente, o Euro NCAP, autoridade europeia em segurança automotiva, avaliou os dois novos modelos chineses Zeekr 001 e o Zeekr X. Ambos os veículos elétricos conquistaram a classificação máxima de 5 estrelas, a exemplo de outros elétricos chineses que estão sendo lançados no mercado global.
A Zeekr pretende lançar novos modelos no Brasil nos próximos anos, onde especulamos para breve a confirmação do recém-lançado sedã elétrico 007, entre outras novidades que chegarão ao mercado daqui em diante.
Com informações de Jason Vogel, de Xangai (China)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr 7X: SUV elétrico cotado para o Brasil tem início de entregas
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial