O novo Volkswagen ID.Golf e outros carros elétricos baseados na nova Scalable Systems Platform (SSP) do Grupo Volkswagen podem entrar no mercado mais tarde do que o esperado.

De acordo com uma publicação alemã, Manager Magazin (via Electrive), o lançamento no mercado do Volkswagen ID.Golf foi adiado em 15 meses, para 2029, enquanto um SUV grande chamado T-Sport não estará pronto até 2031, três anos depois do planejado inicialmente.

Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night

A reportagem diz que o Conselho de Administração do Grupo Volkswagen tomou a decisão de adiar os modelos baseados na SSP em 2 de julho, embora ainda não haja confirmação oficial desse movimento.

De acordo com a apuração, existem várias razões por trás do adiamento, incluindo aquela que tem afetado a Volkswagen há muito tempo - problemas de software. A nova arquitetura de software E3 2.0 para a plataforma SSP, desenvolvida internamente pela Cariad, subsidiária de software da Volkswagen, está atrasada.

Volkswagen SSP
Volkswagen

O recente anúncio de que a Volkswagen está se unindo à Rivian para desenvolver o software, por meio de um acordo de US$ 5 bilhões, seria um sinal de que o software realmente pode ser um problema. Há também uma sugestão não oficial de que, inicialmente, o SSP usaria uma "Arquitetura E/E adaptada", antes de mudar para o software desenvolvido pela Volkswagen-Rivian no início de 2030.

O Grupo Volkswagen não terá escolha a não ser usar a atual MEB, as novas plataformas MEB+, incluindo a MEB-Small anunciada em 2021, e a nova Premium Platform Electric (PPE), por mais tempo do que o planejado inicialmente. Esperava-se que a SSP substituísse quase todas as outras plataformas com várias versões da SSP e células de bateria unificadas - pelo menos esse era o plano em 2021, mas a situação mudou.