Em franca expansão, o mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil teve 15.309 unidades emplacadas, um novo recorde histórico para o mês e o segundo melhor resultado de todos os tempos, superado apenas por dezembro de 2023.

Os dados do consultor Marcelo Cavalcante mostram que no acumulado do ano já foram vendidos 94.633 veículos eletrificados, um crescimento de 138% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Carros elétricos

Apesar de uma leve queda de 9,38% nas vendas em julho em relação ao mês anterior, os carros elétricos continuam a apresentar um crescimento expressivo no acumulado do ano, com um aumento de nada menos que 658,28%.

No ranking dos carros elétricos mais vendidos, o BYD Dolphin Mini (1.488) voltou à liderança, com o irmão maior BYD Dolphin (1.467) logo atrás em segundo lugar. Consolidado em terceiro, o GWM Ora 03 (398) ficou um pouco à frente do novato Volvo EX30 (317), que teve seu momento no pódio logo após o lançamento, mas perdeu fôlego. 

Resiliente, o JAC E-JS1 (105) ficou na sétima posição, mantendo a marca acima dos 100 emplacamentos. Novidade no top 10, o Renault Megane E-Tech (80) em oitavo dá sinais de vida após a redução de preço para R$ 199.990.  

Renault Mégane E-Tech (BR)

Em nono lugar, o Volvo C40 (66) ficou por muito pouco à frente do Renault Kwid E-Tech (62), o carro elétrico mais barato do Brasil, mas que sente cada vez mais o peso da concorrência.

Carros elétricos mais vendidos:

Posição Marca Modelo Vendas Julho/24 Acumulado 2024
1 BYD Dolphin Mini 1488 10539
2 BYD Dolphin 1467 11076
3 GWM Ora 398 4085
4 Volvo EX30 317 1481
5 BYD Seal 221 2414
6 BYD Yuan Plus 151 1482
7 JAC E-JS1 105 828
8 Renault Megane E-Tech 80 84
9 Volvo C40 Electric 66 512
10 Renault Kwid E-Tech 62 597

Híbridos

Entre os veículos híbridos, o destaque de julho ficou com os modelos híbridos plug-in (PHEV): Os PHEVs superaram pela primeira vez em 2024 as vendas de veículos 100% elétricos em um único mês, demonstrando a crescente popularidade dessa tecnologia.

Além disso, os veículos híbridos (HEV) também contribuíram para o crescimento do segmento, com um aumento de 41,77% no acumulado do ano. Por último, os micro-híbridos (MHEV) ajudaram, mas tiveram avanço menor: 26,80% no acumulado do ano.

Destaque do mês entre os híbridos, a linha GWM Haval H6 (2.786) assumiu a liderança, desbancando o BYD Song Plus (2.139), que ainda segue como líder no acumulado. No terceiro lugar, o renovado Toyota Corolla Cross (1.267) mantém sua posição. 

GWM Haval H6 (1)

Novidade na área, o recém-lançado BYD King (593) surge em quarto lugar, deixando o rival Toyota Corolla Hybrid (348) distante. O Caoa Chery Tiggo 5X (278) vem em seguida, ocupando o sexto lugar do ranking e ao mesmo tempo como o mais vendido entre os micro-híbridos (MHEV) em julho.   

Sétimo colocado, o tradicional Volvo XC60 (256) sente a concorrência cada vez maior entre os PHEVs, ficando à frente do Caoa Chery Tiggo 8 (253), outro modelo que já frequentou o pódio em tempos não muito distantes. 

BYD King PHEV (BR)

Destaque entre os modelos premium, o Porsche Cayenne (167) ficou com a nona posição, um pouco à frente do renovado Honda Civic (144).

Carros híbridos mais vendidos:

Posição Marca Modelo Vendas Julho/24 Acumulado 2024 Propulsão
1 GWM Haval H6 2.786 11.829 PHEV / HEV
2 BYD Song Plus 2.139 12.178 PHEV
3 Toyota Corolla Cross 1.267 8.166 HEV
4 BYD King 593 671 PHEV
5 Toyota Corolla 348 2.670 HEV
6 Caoa Chery Tiggo5X 278 1.915 MHEV
7 Volvo XC60 256 1.704 PHEV
8 Caoa Chery Tiggo8 253 1.925 PHEV
9 Porsche Cayenne 167 734 PHEV
10 Honda Civic 144 840 HEV
11 BMW X3 xDrive30e 135 754 PHEV
12 Honda CR-V 125 774 HEV
13 Toyota RAV4 124 1.314 HEV / PHEV
14 M. Benz C 200 AMG LINE 121 426 MHEV
15 Volvo XC90 119 642 PHEV

Fonte: Marcelo Cavalcante