Em franca expansão, o mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil teve 15.309 unidades emplacadas, um novo recorde histórico para o mês e o segundo melhor resultado de todos os tempos, superado apenas por dezembro de 2023.
Os dados do consultor Marcelo Cavalcante mostram que no acumulado do ano já foram vendidos 94.633 veículos eletrificados, um crescimento de 138% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Apesar de uma leve queda de 9,38% nas vendas em julho em relação ao mês anterior, os carros elétricos continuam a apresentar um crescimento expressivo no acumulado do ano, com um aumento de nada menos que 658,28%.
No ranking dos carros elétricos mais vendidos, o BYD Dolphin Mini (1.488) voltou à liderança, com o irmão maior BYD Dolphin (1.467) logo atrás em segundo lugar. Consolidado em terceiro, o GWM Ora 03 (398) ficou um pouco à frente do novato Volvo EX30 (317), que teve seu momento no pódio logo após o lançamento, mas perdeu fôlego.
Resiliente, o JAC E-JS1 (105) ficou na sétima posição, mantendo a marca acima dos 100 emplacamentos. Novidade no top 10, o Renault Megane E-Tech (80) em oitavo dá sinais de vida após a redução de preço para R$ 199.990.
Em nono lugar, o Volvo C40 (66) ficou por muito pouco à frente do Renault Kwid E-Tech (62), o carro elétrico mais barato do Brasil, mas que sente cada vez mais o peso da concorrência.
Carros elétricos mais vendidos:
Posição | Marca | Modelo | Vendas Julho/24 | Acumulado 2024 |
---|---|---|---|---|
1 | BYD | Dolphin Mini | 1488 | 10539 |
2 | BYD | Dolphin | 1467 | 11076 |
3 | GWM | Ora | 398 | 4085 |
4 | Volvo | EX30 | 317 | 1481 |
5 | BYD | Seal | 221 | 2414 |
6 | BYD | Yuan Plus | 151 | 1482 |
7 | JAC | E-JS1 | 105 | 828 |
8 | Renault | Megane E-Tech | 80 | 84 |
9 | Volvo | C40 Electric | 66 | 512 |
10 | Renault | Kwid E-Tech | 62 | 597 |
Entre os veículos híbridos, o destaque de julho ficou com os modelos híbridos plug-in (PHEV): Os PHEVs superaram pela primeira vez em 2024 as vendas de veículos 100% elétricos em um único mês, demonstrando a crescente popularidade dessa tecnologia.
Além disso, os veículos híbridos (HEV) também contribuíram para o crescimento do segmento, com um aumento de 41,77% no acumulado do ano. Por último, os micro-híbridos (MHEV) ajudaram, mas tiveram avanço menor: 26,80% no acumulado do ano.
Destaque do mês entre os híbridos, a linha GWM Haval H6 (2.786) assumiu a liderança, desbancando o BYD Song Plus (2.139), que ainda segue como líder no acumulado. No terceiro lugar, o renovado Toyota Corolla Cross (1.267) mantém sua posição.
Novidade na área, o recém-lançado BYD King (593) surge em quarto lugar, deixando o rival Toyota Corolla Hybrid (348) distante. O Caoa Chery Tiggo 5X (278) vem em seguida, ocupando o sexto lugar do ranking e ao mesmo tempo como o mais vendido entre os micro-híbridos (MHEV) em julho.
Sétimo colocado, o tradicional Volvo XC60 (256) sente a concorrência cada vez maior entre os PHEVs, ficando à frente do Caoa Chery Tiggo 8 (253), outro modelo que já frequentou o pódio em tempos não muito distantes.
Destaque entre os modelos premium, o Porsche Cayenne (167) ficou com a nona posição, um pouco à frente do renovado Honda Civic (144).
Carros híbridos mais vendidos:
Posição | Marca | Modelo | Vendas Julho/24 | Acumulado 2024 | Propulsão |
---|---|---|---|---|---|
1 | GWM | Haval H6 | 2.786 | 11.829 | PHEV / HEV |
2 | BYD | Song Plus | 2.139 | 12.178 | PHEV |
3 | Toyota | Corolla Cross | 1.267 | 8.166 | HEV |
4 | BYD | King | 593 | 671 | PHEV |
5 | Toyota | Corolla | 348 | 2.670 | HEV |
6 | Caoa Chery | Tiggo5X | 278 | 1.915 | MHEV |
7 | Volvo | XC60 | 256 | 1.704 | PHEV |
8 | Caoa Chery | Tiggo8 | 253 | 1.925 | PHEV |
9 | Porsche | Cayenne | 167 | 734 | PHEV |
10 | Honda | Civic | 144 | 840 | HEV |
11 | BMW | X3 xDrive30e | 135 | 754 | PHEV |
12 | Honda | CR-V | 125 | 774 | HEV |
13 | Toyota | RAV4 | 124 | 1.314 | HEV / PHEV |
14 | M. Benz | C 200 AMG LINE | 121 | 426 | MHEV |
15 | Volvo | XC90 | 119 | 642 | PHEV |
Fonte: Marcelo Cavalcante
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
GM ainda quer Cadillac no Brasil com inédito SUV elétrico de luxo
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Volkswagen vai renovar a sua gama de carros elétricos até 2026
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Stellantis deve lançar novos compactos elétricos até o fim da década
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil