A Volkswagen está reavaliando sua estratégia de eletrificação. O lançamento do Trinity, inicialmente previsto como o rival do Tesla Model 3 com avançadas tecnologias de condução autônoma, foi adiado para o final de 2032.
O Trinity era ambicioso, prometendo um nível 4 de autonomia, ou seja, capaz de conduzir sozinho em grande parte das situações, e um interior futurístico com foco em interação homem-máquina. Essa decisão faz parte de um plano maior de realocação de investimentos do CEO Oliver Blume, que busca otimizar recursos e acelerar o desenvolvimento de carros elétricos sobre plataformas existentes.
Uma das consequências dessa mudança é a possibilidade de antecipar o lançamento de um Golf totalmente elétrico, codinome ID Golf. Previsto para chegar ao mercado em 2029 ou antes, o modelo será o primeiro da Volkswagen a utilizar a nova plataforma Scalable Systems Platform (SSP), originalmente destinada ao Trinity. Essa decisão coloca o Golf em uma posição estratégica como pioneiro da nova era tecnológica da marca.
Além do Golf elétrico, a Volkswagen também está acelerando o desenvolvimento de outros modelos elétricos. Um Audi A4 totalmente elétrico será lançado no final de 2028, tornando-se o primeiro veículo do grupo a utilizar a arquitetura SSP. O sucessor do ID.4, baseado na mesma plataforma, chegará em 2030, enquanto o lançamento do SUV elétrico T-Sport foi adiado para 2031.
Essas mudanças refletem uma adaptação da Volkswagen ao cenário atual do mercado de veículos elétricos. Com a desaceleração das vendas e a necessidade de cortar custos, o grupo busca otimizar sua produção e desenvolvimento, priorizando modelos com maior potencial de sucesso.
O foco na plataforma SSP é uma estratégia crucial para garantir competitividade no futuro. Essa arquitetura modular e escalável permitirá à Volkswagen desenvolver uma ampla gama de veículos elétricos de forma mais eficiente e econômica, além de possibilitar avanços rápidos em termos de tecnologia e conectividade.
O Golf elétrico representa um novo capítulo na história do icônico modelo. Combinando tradição e inovação, o veículo tem potencial para se tornar um líder de mercado e consolidar a posição da Volkswagen no segmento de carros elétricos.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar