A Hyundai e a Kia estão trabalhando para desenvolver uma bateria de íons de lítio com química de fosfato de ferro e lítio (LFP) de alto desempenho. A ideia é desenvolver novos materiais de cátodo para aumentar a densidade de energia e a velocidade de carregamento sem afetar o custo desse tipo de bateria, que sempre foi mais barata do que aquelas com química de níquel-manganês-cobalto (NMC).
O projeto será realizado pelo grupo coreano em conjunto com a Hyundai Steel, que é uma usina siderúrgica especializada em materiais automotivos, principalmente de aço, que faz parte do Hyundai Group, e a EcoPro BM, uma empresa especializada na produção de materiais de cátodo.
Um dos objetivos da pesquisa, que durará quatro anos, é também sintetizar materiais catódicos sem a etapa intermediária de criação de um precursor. Em parte devido a esse desejo de obter processos de produção mais enxutos, a iniciativa recebeu apoio do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, que alocou fundos no programa "LFP Battery Technology Development".
O fato é que, tradicionalmente, os materiais de cátodo para baterias LFP são produzidos pela adição de lítio ao fosfato ou sulfato de ferro (que são usados justamente como precursores). A possibilidade de sintetizar direta e simultaneamente o fosfato, o pó de ferro e o lítio economiza tempo e dinheiro, além de tornar todo o processo menos impactante para o meio ambiente.
Isso também será ajudado pelo fato de que a Hyundai Steel obterá pó de ferro mais fino e de alta pureza a partir de ferro reciclado, reduzindo assim a necessidade de matérias-primas provenientes de minas.
Soonjoon Jung, vice-presidente da Hyundai e da Kia e responsável pela pesquisa de novos materiais relacionados à eletrificação, explicou: "Para atender à demanda futura no mercado de veículos elétricos, o rápido desenvolvimento tecnológico e o estabelecimento eficaz da cadeia de suprimento de baterias são essenciais. Por meio desse projeto, também pretendemos reduzir a dependência das importações e melhorar a competitividade tecnológica do país e do Hyundai Motor Group, internalizando as tecnologias necessárias."
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