Mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil em setembro de 2024
Segmento teve crescimento de 113% na comparação anual e queda de 9% em relação ao mês passado
O mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil apresentou uma leve retração em setembro de 2024, com a venda de 13.277 unidades, o que representa uma queda de 9,49% em relação ao mês anterior. No entanto, o acumulado do ano continua demonstrando um crescimento robusto, com 122.570 unidades vendidas até o momento, um aumento de 113% em comparação com o mesmo período de 2023.
Apesar da queda mensal, a participação dos modelos eletrificados no mercado geral de automóveis e comerciais leves se manteve consistente, alcançando 5,96% em setembro e uma média de 7% no acumulado do ano. Esse resultado supera as expectativas iniciais e consolida a tendência de crescimento desse segmento no país.
Os dados preliminares foram divulgados pela consultoria Marcelo Cavalcante, que faz análises periódicas do mercado automotivo.
A retração nas vendas de elétricos e híbridos em setembro não é motivo para alarme. Essa sazonalidade era esperada e pode ser atribuída a diversos fatores, como:
- Ajustes de preços: A chegada de novos modelos com diferentes faixas de preços e a aplicação de novas alíquotas de impostos podem influenciar o comportamento dos consumidores.
- Lançamentos de novos modelos: O lançamento de novos modelos costuma gerar uma maior demanda nos meses anteriores, seguida de uma leve acomodação.
- Processos de importação: Questões relacionadas à liberação de importações podem impactar a disponibilidade de veículos no mercado.
Montadoras
A BYD manteve a liderança isolada nas vendas de eletrificados com mais de 5.900 unidades emplacadas em setembro, mas sentiu uma queda de 11% em comparação com o mês passado, quando atingiu a marca de 6.700 veículos. A rival GWM emplacou mais de 2.200 veículos híbridos e elétricos no mês passado, mas também encarou uma queda mensal, de 9% na comparação com agosto.
Dito isto, vale destacar que a BYD atingiu seu recorde histórico de mais de 51 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro no acumulado do ano. A GWM também se saiu muito bem com mais de 20 mil veículos vendidos no país desde o começo de 2024.
Com volume menor, a Toyota (1.691) teve uma queda mensal mais discreta, de 2,6%, atingindo mais de 15 mil eletrificados no acumulado do ano, majoritariamente unidades do Corolla e Corolla Cross em suas versões Hybrid.
Por fim, marcas que outrora foram destaque nas vendas de eletrificados como Volvo e Caoa Chery, viram sua participação se dissolver no segmento.
Marca | Acumulado 2024 | Vendas em setembro |
---|---|---|
BYD | 51.301 | 5.961 |
GWM | 20.668 | 2.259 |
TOYOTA | 15.727 | 1.691 |
Volvo | 6.413 | 614 |
Caoa Chery | 6.149 | 136 |
M-Benz | 4.312 | 643 |
BMW | 3.451 | 388 |
Land Rover | 2.392 | 235 |
Honda | 2.320 | 289 |
KIA | 1.922 | 121 |
JAC | 1.173 | 162 |
Fonte: Marcelo Cavalcante
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