A Neta Auto do Brasil anunciou a data de início de suas operações no mercado nacional. A pré-venda dos carros elétricos AYA e X terá início em 1º de novembro, com faturamento para o cliente final a partir de 1º de dezembro. A empresa está finalizando os trâmites legais e burocráticos necessários e completando o estoque de componentes no centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo (SP).
Fabricante chinesa pertencente a Hozon Auto, a Neta Auto do Brasil estreou no País em agosto de 2024, durante o Festival Interlagos. Na ocasião, foram anunciados três modelos para o Brasil. O Neta AYA, com preços a partir de R$ 124.900, e o Neta X, a partir de R$ 194.900, estavam programados para serem comercializados em setembro. O Neta GT e o Neta L estão previstos para desembarcar no Brasil em 2025.
Neta Aya
No time das novas montadoras chinesa, a Neta Auto é uma empresa de veículos eletrificados inteligentes que tem filosofia centrada na tecnologia acessível. A empresa tem ampliado rapidamente seu portfólio na China, atingindo um amplo público, oferecendo modelos como Neta GT, Neta S, Neta X, Neta U, Neta AYA, Neta V e Neta L.
Neta X
O modelo AYA é compacto, com 4,07 metros de comprimento, motor de 70 kW (95 cv) e bateria de 40,7 kWh, oferecendo autonomia de 263 km. Estará disponível em duas versões, Comfort e Luxury, com preços de R$ 124.900 e R$ 134.900, respectivamente, o que o colocaria como um rival próximo do BYD Dolphin. O modelo inclui recursos de assistência à condução na versão mais cara e oferece opções de carregamento.
Neta GT
O Neta X, um SUV de porte médio com 4,61 metros de comprimento, possui motor de até 120 kW (163 cv) e está disponível em três versões, com preços que variam de R$ 194.900 a R$ 214.900. O modelo oferece mais espaço interno, capacidade de carga superior e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
Mais adiante, a Neta promete trazer o modelo GT, um esportivo elétrico de duas portas com tração integral e 4,71 metros de comprimento. Ele tem duas versões: tração traseira com 231 cv e tração AWD com 394 cv. Dados de fábrica indicam aceleração 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na variante mais potente. A autonomia vai a 580 km.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Jadlog testa van elétrica nacional Arrow One