XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran
Novo caminhão elétrico E7-18T de 16 toneladas é projetado para o mercado de coleta urbana
A XCMG, empresa chinesa de equipamentos pesados, anuncia o lançamento do E7-18T, seu primeiro caminhão médio totalmente elétrico, durante a Fenatran, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, na São Paulo Expo. Com 285 cv de potência e torque máximo de 1.100 Nm, o modelo de Peso Bruto Total de 16 toneladas é dedicado para uso severo e não emite poluentes, formando uma frota sustentável para o segmento de limpeza urbana.
Este caminhão é a solução mais adequada para os maiores municípios brasileiros, que operam a coleta de lixo, quando o tráfego lento e constante limita os veículos de alta emissão. Um estudo ambiental local mostra que os caminhões movidos a diesel, com “anda e para” no setor urbano, emitem até 1,2 kg de CO₂ por quilômetro. Agora, a XCMG traz uma solução para reduzir esse impacto sobre municípios populosos.
Seu veículo é equipado com baterias de 279 kWh, oferece uma autonomia de até 250 km com uma carga total e pode ser recarregado por tomada de corrente contínua do tipo 2. A Fenatran será uma grande vitrine para este e outros lançamentos da marca, que tem investido constantemente na eletrificação do transporte de carga no Brasil, oferecendo uma linha de caminhões elétricos com capacidade de 10 a 80 toneladas.
“Acreditamos que este modelo será rapidamente absorvido no transporte urbano e indicamos para a coleta de lixo”, comenta Ricardo Senda, head de veículos elétricos da XCMG. Além disso, a empresa desenvolveu máquinas com biocombustível e hidrogênio, conforme indicado na sua estratégia de promover alternativas sustentáveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil