A Volvo Trucks informa que um de seus três novos modelos de caminhões elétricos, o Volvo FH Electric, (um modelo de alta carga para o transporte urbano) concluiu com sucesso um teste independente de eficiência energética.
O veículo totalmente carregado com um peso combinado bruto de 40 toneladas e configuração de três motores (390 kW) foi testado por um jornalista alemão especialista em caminhões - Jan Burgdorf - na Rota do Caminhão Verde.
É uma rota de 343 km de comprimento, especificamente usada para testar caminhões de diferentes fabricantes em uma ampla gama de condições, pois inclui uma variedade de autoestradas, terrenos montanhosos e estradas mais estreitas.
Como se vê, o caminhão foi capaz de cobrir a distância a uma velocidade média de 80 km/h e terminou o percurso com alguma energia sobrando - o alcance total é estimado em 345 km.
O importante é que o consumo de energia foi cerca de 50% menor do que no caso da versão diesel do mesmo modelo FH. O consumo de energia é de 1,1 kWh/km, o que indica que o caminhão consumiu mais de 377 kWh no trajeto.
Isso não é ruim. Uma vez que existem várias opções de bateria de 180 kWh a 540 kWh (2-6 baterias individuais) e as frotas devem ser capazes de selecionar um modelo com o tamanho certo da bateria para uma determinada aplicação.
A versão elétrica do Volvo FH também é fácil de dirigir, silenciosa e mais ágil que um caminhão a diesel, segundo o motorista.
Jan Burgdorf disse:
"Eu tenho que dizer, que dirigir esse caminhão é tão ágil, ou até mais ágil, do que um caminhão a diesel. Os motoristas ficarão muito surpresos com a facilidade de dirigir, o quão silencioso ele é e como ele responde bem. Não há vibração alguma"
A Volvo Trucks diz que, ao incluir um carregamento curto durante a hora do almoço, deve ser possível dirigir até 500 km por dia.
Fatos sobre o teste e o caminhão
- Peso bruto da combinação: 40 toneladas
- Velocidade média: 80 km/h
- Consumo de energia: 1,1 kWh/km
- Capacidade da bateria: 540 kWh
- Potência de saída: 490 kW de potência contínua
- Distância total da pista de teste: 343 km
- Alcance total baseado em uma carga: 345 km
- O Volvo FH Electric testado pode cobrir até 500 km durante um dia de trabalho normal se um
- a recarga é adicionada, por exemplo, durante o intervalo para o almoço.
Modelo de alta carga para transporte urbano para cidade.
Volvo FH Electric especificações:
A Volvo Trucks anunciou uma meta de que até 2030, metade de suas vendas de caminhões serão elétricas. A grande mudança começará assim que os modelos FH, FM e FMX Electric entrarem em produção na Europa no segundo semestre de 2022.
Os modelos menores Volvo FL e FE Electric estão disponíveis na Europa desde 2019, enquanto na América do Norte, a empresa inicia a produção da Volvo VNR Electric em 2021. Este modelo recebeu recentemente atualização de alcance e carregamento.
Neste ponto, não está claro qual será o desempenho das vendas do caminhão elétrico. Em novembro, a DFDS, maior empresa de transporte e logística do norte da Europa, encomendou 100 unidades do Volvo FM Electric. Em dezembro, a empresa aumentou o pedido em 25 unidades adicionais para 125 no total. É a maior encomenda única para caminhões elétricos da Volvo Trucks até o momento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Leapmotor amplia presença global com estratégia similar à da BYD
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil