O carregamento de veículos elétricos em Michigan deve se tornar mais fácil nos próximos meses graças a uma nova colaboração entre a gigante das telecomunicações AT&T (American Telephone and Telegraph) e a startup de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação Voltpost.
As duas uniram forças para levar conectividade com a Internet aos postos de recarga de veículos elétricos em Michigan e na área metropolitana de Detroit - dessa forma, a operadora saberá imediatamente se um posto ficou off-line e poderá enviar uma equipe para consertá-lo mais rapidamente. Um melhor tempo de atividade beneficia tanto a empresa quanto os motoristas de veículos elétricos que optam por recarregar as baterias de seus carros enquanto estão estacionados.
Apresentação dos carregadores de calçada da Voltpost
Essa solução de carregamento de postes de luz da Voltpost essencialmente transforma as luzes de rua existentes em carregadores de rua para elétricos. A startup afirma que a instalação de um único poste leva de uma a duas horas e que os custos são muito menores do que os de uma estação de carregamento convencional.
No entanto, a ressalva aqui é que as velocidades de carregamento são limitadas comparadas com as de um carregador doméstico. Os carregadores de postes de luz AC Nível 2 são alimentados pela rede de iluminação pública, que nunca foi projetada para sustentar altas cargas, portanto, quem precisar utilizar um desses carregadores, terá que manter o carro conectado por horas.
Carregadores da Voltpost e AT&T
Dito isso, o sistema ainda pode ser útil quando o proprietário de um veículo elétrico vai para o trabalho e estaciona o carro na rua. Ou durante uma longa viagem de compras, complementada por um filme à noite. Não se trata de um carregador rápido de DC, mas não pretende ser um.
Cada carregador pode ser equipado com dois ou quatro cabos retráteis, o que é uma ideia interessante pensando na segurança - principalmente se pensarmos em Detroit - sendo assim, não há fios pendurados nos quais os pedestres ou os carros que passam possam esbarrar (ou subtrair).
"Expandir o acesso ao carregamento de veículos elétricos é fundamental para democratizar a mobilidade elétrica e avançar na transição para a energia renovável", disse Jeffrey Prosserman, CEO e cofundador da Voltpost. "Nossa colaboração com a AT&T nos permite implantar uma infraestrutura de VE altamente conectada e conveniente que equipa as comunidades com o tão necessário acesso à recarga."
A Voltpost já implantou alguns carregadores de veículos elétricos em postes de iluminação na cidade de Nova York e em Detroit, como parte de alguns projetos-piloto, mas a startup tem grandes expectativas: ela quer instalar dezenas de milhares desses carregadores de veículos elétricos em calçadas até 2030. Os primeiros postos disponíveis ao público serão colocados em operação nos próximos meses em vários locais de Michigan, Nova York e Illinois.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
NETA inicia pré-venda dos modelos AYA e X; confira os preços
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Zletric atinge a marca de 1.000 estações de recarga no Brasil
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Brasil teve crescimento anual de 179% na infraestrutura de carregamento