Primeira empresa brasileira do gênero a oferecer soluções completas que envolvem reparos, reciclagem e reutilização de baterias, a Energy Source participou do Electric Days destacando sua atuação no setor junto a montadoras, e na possibilidade de reparação de reparação de baterias no futuro, diluindo custos e preocupações que interessados em carros elétricos possam ter.
Seu primeiro case de manutenção autorizada por uma marca é a Renault. Desde 2023, a startup fechou recentemente um acordo com a francesa para reparos nas baterias de Kangoo, Kwid E-Tech e Zoe. A operação cobre todos os requisitos exigidos pela montadora, desde as instalações, equipamentos e equipe treinada.
Além do sistema de reparo, a Energy Source também investe em estações de recarga junto à inMotion Ventures, divisão da JLR (Jaguar Lsnd Rover), que tem como objetivo capitalizar o crescimento do crescente ecossistema de startups do país e ampliar seu foco para além do Reino Unido e dos Estados Unidos. Além da JLR, a startup mantém parceria com a BMW, utilizando baterias recicladas do BMW I3 e módulos de painéis solares para carregamento limpo nas concessionárias do grupo.
Na planta, a Energy Source utiliza uma tecnologia desenvolvida no Brasil, patenteada, que possibilita separar os elementos de uma bateria como cobalto, níquel e até o lítio através de um processo de hidrometalurgia. É pioneiro no mundo. Soluções de outras empresas fazem a separação através da queima, o que danifica metais nobres como o lítio e gera emissões. No processo da Energy Source, não há prejuízo ao meio ambiente e praticamente todos os elementos químicos de uma bateria são recuperados.
Hoje, a empresa tem a capacidade de reparar baterias, utilizar pacotes de células para criar uma bateria "recondicionada", transformá-la em outros produtos ou fazer o processo de reciclagem com a hidrometalurgia. Para a startup, o reparo de uma bateria danificada pode ser feito por menos de 10% do valor de uma nova.
Com esta solução, seguradoras, fabricantes e concessionárias conseguem atender rapidamente e com valores muito mais acessíveis qualquer necessidade de reparo. O tempo para o reparo de uma bateria na unidade é relativamente rápido, onde todo o processo pode ser feito em até 36 horas.
Desde 2021, a Energy Source possui números expressivos de recuperação de materiais críticos. Além das baterias de veículos, também são processadas baterias de equipamentos eletrônicos. O total recuperado de lítio já soma 25 toneladas, enquanto o cobalto chegou a 150 ton, níquel soma 20 ton, cobre são 60 ton, alumínio 35 ton e grafite a impressionante marca de 250 ton. Nesse período de operação, foram 10 MWh em capacidade de baterias de segunda-vida, 700 toneladas de materiais reciclados e mais de 4 toneladas em baterias reparadas.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Maserati vai ajudar Leapmotor a melhorar seus carros elétricos
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
NETA inicia pré-venda dos modelos AYA e X; confira os preços
BYD mantém planos de fábrica no México, apesar das eleições nos EUA