Primeira empresa brasileira do gênero a oferecer soluções completas que envolvem reparos, reciclagem e reutilização de baterias, a Energy Source participou do Electric Days destacando sua atuação no setor junto a montadoras, e na possibilidade de reparação de reparação de baterias no futuro, diluindo custos e preocupações que interessados em carros elétricos possam ter.
Seu primeiro case de manutenção autorizada por uma marca é a Renault. Desde 2023, a startup fechou recentemente um acordo com a francesa para reparos nas baterias de Kangoo, Kwid E-Tech e Zoe. A operação cobre todos os requisitos exigidos pela montadora, desde as instalações, equipamentos e equipe treinada.
Além do sistema de reparo, a Energy Source também investe em estações de recarga junto à inMotion Ventures, divisão da JLR (Jaguar Lsnd Rover), que tem como objetivo capitalizar o crescimento do crescente ecossistema de startups do país e ampliar seu foco para além do Reino Unido e dos Estados Unidos. Além da JLR, a startup mantém parceria com a BMW, utilizando baterias recicladas do BMW I3 e módulos de painéis solares para carregamento limpo nas concessionárias do grupo.
Na planta, a Energy Source utiliza uma tecnologia desenvolvida no Brasil, patenteada, que possibilita separar os elementos de uma bateria como cobalto, níquel e até o lítio através de um processo de hidrometalurgia. É pioneiro no mundo. Soluções de outras empresas fazem a separação através da queima, o que danifica metais nobres como o lítio e gera emissões. No processo da Energy Source, não há prejuízo ao meio ambiente e praticamente todos os elementos químicos de uma bateria são recuperados.
Hoje, a empresa tem a capacidade de reparar baterias, utilizar pacotes de células para criar uma bateria "recondicionada", transformá-la em outros produtos ou fazer o processo de reciclagem com a hidrometalurgia. Para a startup, o reparo de uma bateria danificada pode ser feito por menos de 10% do valor de uma nova.
Com esta solução, seguradoras, fabricantes e concessionárias conseguem atender rapidamente e com valores muito mais acessíveis qualquer necessidade de reparo. O tempo para o reparo de uma bateria na unidade é relativamente rápido, onde todo o processo pode ser feito em até 36 horas.
Desde 2021, a Energy Source possui números expressivos de recuperação de materiais críticos. Além das baterias de veículos, também são processadas baterias de equipamentos eletrônicos. O total recuperado de lítio já soma 25 toneladas, enquanto o cobalto chegou a 150 ton, níquel soma 20 ton, cobre são 60 ton, alumínio 35 ton e grafite a impressionante marca de 250 ton. Nesse período de operação, foram 10 MWh em capacidade de baterias de segunda-vida, 700 toneladas de materiais reciclados e mais de 4 toneladas em baterias reparadas.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia