Com as regras de emissões ficando cada vez mais rigorosas na Europa (o ano da virada, 2030, está cada vez mais próximo), mais marcas estão se movendo para ter carros de acesso com emissão zero, sejam eles próprios ou feitos em parcerias com outras marcas.
Renault, Hyundai e Volkswagen - entre outras - já começaram a se movimentar e, em breve, a Stellantis (com as marcas Fiat, Peugeot e Citroën) também o farão. Conforme confirmado pelo CEO do Grupo, Carlos Tavares, em uma entrevista à Autocar, os primeiros modelos baseados na plataforma STLA Small verão a luz do dia em 2026.
De acordo com Tavares, a plataforma em si será revelada entre o final de 2025 e o início de 2026 e formará a base da próxima geração de carros pequenos do Grupo, que vão do segmento A ao segmento C, com energia híbrida ou elétrica.
Essa arquitetura acomodará baterias com capacidades entre 37 kWh e 82 kWh e motores elétricos acima de 95 cv e substituirá efetivamente as plataformas CMP e e-CMP usadas em carros como o Peugeot 208 e 2008 e o Opel Corsa e Mokka.
Reestilização do Peugeot 208 (2023)
Opel Corsa Elétrico
Ainda não foi confirmado qual será o primeiro modelo a rodar nessa nova plataforma, mas algumas especulações já começam a ser feitas. Situada entre a Smart Car (que dá origem ao Citroen C3 e ao Fiat Grande Panda) e a STLA Medium (o "berço" de carros como o Peugeot 3008), a STLA Small poderia ser usada para a próxima geração do Fiat 500 ou outros modelos do segmento A.
Ao mesmo tempo, estamos pensando em um sucessor para o 208 e o Corsa (e seus SUVs), um novo modelo compacto para a DS e, caso sobreviva aos cortes de 2026, um novo Lancia Ypsilon. Se tivéssemos que apostar alguma coisa, no entanto, talvez apostássemos mais nos compactos da Peugeot e da Opel, que foram os primeiros a aparecer em sua atual geração na CMP. Com os planos de unificação do braço europeu dessas marcas e do Mercosul, é possível que até o fim da década vejamos esses modelos também por aqui.
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