GAC, Geely, Leapmotor e MG: marcas chinesas que virão ao Brasil em 2025
Veja a lista com as montadoras chinesas que estão com o Brasil no radar
A mudança da indústria automotiva para os carros elétricos e híbridos em 2024 viu a consolidação de marcas chinesas como BYD e GWM e a chegada de outras promissoras como a Zeekr, mas esse movimento tá só começando e você pode esperar por ainda mais novidades em 2025, já que muitos anúncios foram feitos e vários serão confirmados oficialmente ao longo de 2025.
As novas marcas chinesas trazem uma ampla gama de modelos, desde compactos até SUVs, picapes e sedãs, abrangendo diferentes segmentos e gostos. Além disso, a eletrificação é um dos principais pilares dessas empresas, com diversos modelos híbridos e elétricos já confirmados para o mercado brasileiro.
GAC Aion Y Plus
GAC Motor
A GAC Motor, com sua vasta experiência no mercado chinês (a empresa foi fundada na década de 1950), promete oferecer uma linha completa de veículos, desde sedãs e SUVs. A empresa já anunciou sete lançamentos para o Brasil, incluindo modelos elétricos, híbridos e também a combustão. Outro destaque é o plano de investimento total de US$ 1 bilhão, que inclui parceria com universidades locais para o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo um novo motor híbrido flex para o nosso mercado.
Geely
A Geely, um dos maiores grupos automotivos do mundo, disputando espaço com a BYD, retornará ao mercado brasileiro com uma nova estratégia, focando em modelos eletrificados e mais sofisticados. A marca, conhecida por fazer parte do grupo que controla a Volvo, promete oferecer veículos com design, alto nível de segurança e tecnologia, o oposto dos carros mais triviais que chegaram ao nosso mercado na década passada. Espere por um anúncio oficial no primeiro semestre de 2025, quando saberemos mais detalhes sobre a estratégia e os modelos.
Leapmotor B10 - Salão de Paris
Leapmotor
Em parceria com a Stellantis, a Leapmotor chegará ao Brasil com a meta de encarar as marcas chinesas já estabelecidas. A marca está avançando na Europa, onde já iniciou a produção de veículos elétricos, para começar suas operações por aqui no primeiro semestre de 2025. No radar para o nosso mercado temos o C10, um SUV elétrico com porte de BYD Song Plus e também um compacto elétrico de entrada, o T03. Outro modelo promissor é o futuro lançamento B10, um SUV elétrico com porte médio que terá forte apelo em termos de mercado.
Flagra - MG4 no Brasil
MG
A histórica marca britânica Morris Garage, agora sob o comando do grupo chinês SAIC Motor, está com o Brasil no radar em sua nova fase de carros eletrificados. O anúncio oficial ainda não foi feito e deve ocorrer ao longo de 2025. No entanto, o MG4, um hatch elétrico de médio porte com versões de tração dianteira ou integral e proposta mais esportiva, já foi flagrado algumas vezes em testes de homologação.
Omoda 5 EV - Primeiro contato
Omoda-Jaecoo
A Omoda Jaecoo, uma marca do grupo Chery relativamente nova no mercado, chama a atenção pelo design arrojado de seus modelos. A empresa tinha previsão de iniciar operações no Brasil ainda em 2024, mas problemas logísticos e na definição da rede atrasaram a estreia para 2025. A marca possui uma linha de SUVs eletrificados na China, mas o primeiro a desembarcar no país será o Omoda 5, disponível em versões elétrica e híbrida leve.
Polestar
A Polestar, uma marca premium do grupo Geely, já anunciou que chegará ao Brasil em 2025. A marca, que nasceu como divisão de performance da Volvo, mudou seu foco para veículos eletrificados com uma proposta um pouco mais esportiva. Os modelos que virão para cá ainda não estão confirmados, o que deve ocorrer quando a marca fizer sua primeira apresentação oficial.
Picape Elétrica RD6
Riddara
A Riddara, outra marca do grupo Geely, aposta no segmento de picapes elétricas com a RD6, um modelo que tem estrutura monobloco e mede 5,26 metros de comprimento, com 1.200 litros de capacidade na caçamba e tração 4x2, além de motor elétrico de 272 cv. Por aqui, a picape deverá ser vendida pelo Grupo Timber, que atua na comercialização, instalação e manutenção de equipamentos para os setores da construção civil, mineração, movimentação de materiais e florestal.
Baojun Yep Plus
Wuling
Parceira de joint venture da GM na China, a Wuling é conhecida por seus carros elétricos mais acessíveis e com proposta urbana. Do lado de cá, pode ajudar a GM a entrar em um segmento que seria difícil no momento, tendo em vista que os EVs da Chevrolet, baseados na plataforma Ultium, são modelos mais caros e não têm como concorrer diretamente com as principais marcas chinesas. A GM ainda não fez um anúncio oficial, mas adiantou novidades nesse campo para 2025. Ademais, o SUV compacto urbano Baojun Yep Plus já está em testes por aqui.
GWM Wey 07
Wey
A divisão de luxo da GWM tem previsão de chegada ao Brasil em 2025 para complementar a oferta onde a linha Haval não consegue atender. Destaque para o ultraluxuoso Wey 07, um SUV híbrido plug-in de 5 metros e mais de 500 cv de potência, seis lugares individuais e repleto de equipamentos, incluindo uma mini geladeira de 12,5 litros.
Bao 5 e Denza D9
YangWang, Denza e Bao
A BYD não quer ficar apenas no segmento das marcas generalistas e, para isso, trará suas novas submarcas de luxo ao país. O cronograma exato ainda não foi divulgado, mas a gigante chinesa já mostrou no Brasil a Denza D9, uma minivan de 5 metros com 7 lugares e as tecnologias mais recentes da marca, além do Bao 5, um SUV híbrido plug-in com estilo off-road que compartilha plataforma com a picape Shark e que já está em testes no país. Mas a cereja do bolo é o YangWang U8, um SUV topo de linha equipado com um trem de força EREV (extensor de alcance) e recursos inéditos, que também foi prometido para o nosso mercado.
É inegável que a indústria automotiva da China vive uma nova fase. Após anos de crescimento e certa estabilização do mercado interno, a meta agora é a expansão global para garantir o uso de uma ampla capacidade instalada. O Brasil é um dos principais destinos e certamente receberá várias marcas que se apoiarão na demanda cada vez maior por modelos eletrificados. Mas será que há espaço para tantas marcas assim em nosso mercado?
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