Carro voador da Embraer faz primeiro voo em SP e avança nos testes
Protótipo do eVTOL da Eve voou em Gavião Peixoto e inicia fase de testes em voo no Brasil
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer focada em mobilidade aérea urbana, realizou nesta sexta-feira (19) o primeiro voo do protótipo do seu eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical popularmente conhecido como “carro voador”.
O voo inaugural aconteceu na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde está localizada a maior pista de aviação do hemisfério sul. Segundo a empresa, o teste marcou o início oficial da campanha de ensaios em voo, etapa essencial no processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Durante o voo, a Eve avaliou a integração dos oito propulsores elétricos, o gerenciamento de energia e os níveis de ruído do eVTOL. De acordo com a empresa, o protótipo apresentou comportamento dentro do esperado.
A fabricante prevê a construção de seis protótipos para a fase de testes. Após o voo pairado inicial, os próximos ensaios devem ampliar gradualmente o envelope de voo, com testes mais complexos previstos ao longo de 2026.
Os eVTOLs da Eve são produzidos em Taubaté (SP), em uma unidade com capacidade para até 480 aeronaves por ano. O modelo tem capacidade para cinco ocupantes (quatro passageiros e um piloto) e autonomia estimada de cerca de 100 km, voltada para deslocamentos urbanos e regionais de curta distância.
A Eve trabalha com o início das entregas e das operações comerciais em 2027, dependendo do avanço do processo de certificação. Atualmente, a empresa afirma ter cerca de 3 mil unidades encomendadas globalmente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sensor promete fazer carro elétrico rodar mais sem bateria maior
Ford Fathom será picape elétrica de R$ 155 mil com truques de Maverick
Denza promete 1.000 carregadores ultrarrápidos no Brasil até 2027
Flagra: sucessor do VW ID.4 aparece com cara de Tiguan elétrico
GWM faz 1º transporte de carga com caminhão a hidrogênio da América Latina
Volkswagen vai ressuscitar o Up! como seu elétrico mais barato
Caminhão elétrico ganha motor diesel e passa dos 800 km