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Impressões ao dirigir: SUV elétrico JAC e-JS4 eleva o padrão

SUV com 420 km de autonomia se destaca pelo conforto, maior eficiência e dinâmica aprimorada graças à parceria JAC-Volkswagen

JAC e-JS4 - test drive (3)

Quem espera sempre alcança? Será que poderíamos aplicar o ditado popular ao novo JAC e-JS4, o SUV elétrico de porte médio da marca chinesa que seria lançado no Brasil no ano passado, mas acabou sendo adiado por questões comerciais e estratégicas. Nesse intervalo, o modelo foi repaginado com novidades no visual externo, interior e importantes atualizações técnicas.

Como nós já havíamos dirigido o seu antecessor (ainda com o nome iEV60), ficou mais fácil destacar as principais novidades do utilitário que a JAC está lançado no mercado nacional para ampliar sua família de veículos elétricos que contará com oito opções até o final do ano (a maior linha de elétricos entre todas as marcas que atuam no país). Confira a seguir as primeiras impressões do JAC e-JS4:

Galeria: Impressões ao dirigir - JAC e-JS4

O que é?

Como dissemos, o JAC e-JS4 é um iEV60 reestilizado. Logo de cara, chama a atenção pela dianteira e traseira completamente redesenhados. O conjunto ótico frontal conta com LEDs diurnos e é divido em dois segmentos, enquanto as lanternas apostam em elementos estreitos que avançam pelas laterais e são interligadas por uma barra de luz. Rodas de liga leve com novo desenho (mais abertas), completam o visual. 

A JAC diz que se trata de um estilo futurista e, se pelas fotos parece um tanto exagerado e 'esquisitão', ao vivo a impressão é bem melhor. Esse novo design foi totalmente desenvolvido no JAC Design Center, na Itália, e contou com a supervisão da parceira Volkswagen em todas as etapas de criação.

JAC e-JS4 (33) interior
JAC e-JS4 (32) interior

Por dentro, as mudanças foram mais discretas, mas ainda assim o e-JS4 ganhou um console central redesenhado com um novo seletor de marchas, agora em formato de botão. O sistema de informação e entretenimento, que utiliza uma tela de 10,25", tem interface amigável e intuitiva, mostrando diversas informações sobre a eficiência, consumo e regeneração de energia e possuindo conexão bluetooth e Apple Car Play/Android Auto.

Na lista de equipamentos de série estão seis airbags, controle de estabilidade, ar condicionado automático, freio de estacionamento elétrico, câmera de 360°, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro, teto panorâmico e monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Comodidades como volante multifuncional, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar panorâmico integram um interior que adota padrão de acabamento escuro, tanto no painel, que possui detalhes em preto brilhante na parte central, quanto nos assentos revestidos em couro ecológico.

JAC e-JS4 (10)

No geral, a cabine agrada pela nível de acabamento, qualidade de montagem e materiais razoáveis empregados. O espaço interno, inclusive no banco traseiro, também pode ser considerado bom para o porte do carro. O porta-malas tem capacidade para 520 litros.

Como anda?

O primeiro contato com o JAC e-JS4 se deu no trajeto entre São Paulo (SP) e Mogi das Cruzes (SP), rodando quase 90% do tempo em vias expressas e rodovias. Logo nos primeiros quilômetros fica evidente a evolução do utilitário: a suspensão tem melhor ajuste (um dos pontos fracos no antecessor iEV60), além da direção mais rápida e direta.

Aliás, a melhora perceptível no comportamento dinâmico é fruto de uma nova calibração da suspensão e do sistema de direção, deixando evidente o resultado do trabalho realizado pela Volkswagen nos novos carros da JAC.

JAC e-JS4 (26) - movimento

O desempenho é convincente, se beneficiando do torque de 34,7 kgfm disponível desde a faixa inicial, o que se traduz em acelerações rápidas e com boa progressividade, além de vencer subidas como se estivesse no plano - a JAC divulga 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, o que parece condizente com as respostas do carro e que iremos apurar futuramente em um teste completo.

Outro ponto que merece atenção é a bateria. A JAC afirma ter diminuído a capacidade de 63 kWh para 55 kWh, mas com a redução de peso e melhorias dinâmicas o e-JS4 consume menos energia que o seu antecessor, ou seja, ficou mais eficiente. De fato, a autonomia de 380 km do iEV60 agora passa a 420 km com o e-JS4, que pode ser otimizada ao usar de forma adequada os 3 modos de regeneração disponíveis.

JAC e-JS4 (15) painel

A JAC informa consumo médio de 13 kWh/100 km, o que parece próximo ao do que pode ser alcançado na vida real - durante o test-drive a média ficou entre 13 e 14 kWh no trânsito mais carregado e subiu para a faixa de 16 a 18 kWh na estrada andando acima de 100 km/h. São bons números para um veículo desse porte, já que muitos elétricos compactos ficam na faixa de 14 a 16 kWh/100 km no uso urbano.

Não foram fornecidos dados detalhados sobre o carregamento, mas de acordo com a JAC a carga completa das baterias pode ser realizada em 8 horas na tomada doméstica de 220V ou em 1 hora e meia usando uma estação de carregamento rápido. 

Quanto custa?

Com preço tabelado a R$ 249.900 e garantia de 5 anos, o JAC e-JS4 é o mais caro da gama de veículos elétricos de passeio da marca, mas ao mesmo tempo é o maior, mais bem equipado e que entrega uma melhor experiência ao volante se comparado aos irmãos elétricos menores.

O preço está pouco acima do intervalo cobrado por modelos como o Fiat 500 elétrico e Nissan Leaf (R$ 239.900) e abaixo do Chevrolet Bolt (R$ 275.100), destacando que todos são carros compactos, enquanto que o SUV elétrico e-JS4 tem porte similar ao de um Jeep Compass. 

A JAC ainda irá avaliar a receptividade do modelo no mercado, mas a expectativa inicial é de que este SUV seja o veículo elétrico mais vendido da gama, que tem como meta atingir 50 emplacamentos mensais de modelos zero emissões. 

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Galeria: JAC e-JS4 - test drive

JAC e-JS4

Bateria 55 kWh (íons de lítio)
Capacidades 520 litros (1.050 com os bancos rebatidos)
Autonomia elétrica 420 km (NEDC)
Velocidade Máxima 160 km/h
Torque máximo 34,7 kgfm
Potência e torque 150 cv
Aceleração 7,5 segundos
Frenagem dianteira: disco ventilado / traseira: disco sólido
Consumo de combustível 13 kWh/100 km
Altura 1.660 mm
Comprimento e entre-eixos 4.410 mm e 2.620 mm
Largura 1.800 mm
Transmissão automático 1 velocidade
Preço de entrada R$ 249.900
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