O Peugeot e-2008 sempre foi elogiado pelo visual, dirigibilidade, qualidade de construção e abordagem mais tradicional, sendo totalmente baseado na versão a combustão. Agora, a linha 2024/2025 do SUV elétrico compacto recebe sua primeira atualização para se manter competitiva, enquanto ataca pontos de crítica.

Apresentado pela primeira vez no Brasil na semana passada, o novo Peugeot e-2008 abre caminho para o modelo a combustão, que terá o mesmo design, ao mesmo tempo em que antecipa o visual dos próximos elétricos da Peugeot, alguns deles previstos para serem lançados por aqui, como o e-208, que não deve demorar a chegar.

Peugeot e-2008 2025 (BR)
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Peugeot e-2008 (BR)
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O que é?

O renovado Peugeot e-2008 chama a atenção logo de cara pela frente redesenhada em que se destacam a assinatura luminosa de três garras e a nova marca do Leão, mas esconde algumas das mais importantes inovações técnicas sob o capô e a carroceria. 

Antes de tudo, vamos destacar o novo motor elétrico, que eleva a potência de 136 cv para 158 cv, mantendo o torque em 26,5 kgfm. Pelos números oficiais, acelera de 0 a 100 km/h de 8,9 segundos e atinge a velocidade de 150 km/h. Um sistema que é alimentado por um novo pacote de baterias, que passa de 50 kWh para 54 kWh, elevando a autonomia, segundo o Inmetro, de 234 para 261 km - no ciclo WLTP, sobe de 345 km para 406 km.

Peugeot e-2008 (BR)
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Outro ponto de melhora é a potência de recarga em AC, que vai de 7,4 kW para 11 kW, mantendo os 100 kW em DC já disponíveis anteriormente. A Peugeot informa que o novo e-2008 será vendido com um carregador de bordo de série, com capacidade de 3,2 kW em tomada residencial comum.

O interior mantém o layout, mas há novos padrões de acabamento em Alcantara para os bancos no modelo GT e novas costuras, novo emblema no centro do volante e câmeras de estacionamento de alta definição. Além disso, o quadro de instrumentos recebeu novo grafismo e o sistema multimídia agora oferece espelhamento sem fios. No painel há duas tomadas USB-C e para os passageiros traseiros há um USB-C e um USB-A, além de um carregador sem fio de 15 watts para o smartphone (no Allure).

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Como anda?

Como disse no início, o e-2008 sempre foi elogiado pela dirigibilidade apurada. Volante pequeno e direção leve, precisa e direta continuam sendo pontos fortes. A suspensão é firme na medida certa e isso não mudou muito com a reestilização.

E apesar de test-drive em um trecho urbano e curto, deu pra notar um vigor extra com os 22 cv adicionais. Não que fosse ruim, mas agora o SUV elétrico aparenta mais disposição nas saídas. Ele continua com a opção de dirigir em 'D' ou 'B', este último para regeneração mais intensa, mas não se engane, ainda não é um modo de condução One Pedal, embora o a frenagem regenerativa tenha boa intensidade. 

Peugeot e-2008 (BR)
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De resto, as boas qualidades de dirigibilidade estão todas lá, em que pese a posição de conduzir com as pernas muito elevadas em função da bateria que fica embaixo do banco, limitando um pouco sua altura. E, claro, o espaço reduzido no banco traseiro. 

Sobre a autonomia, embora o Inmetro tenha homologado a nova bateria para 261 km, na vida real podemos esperar por números bem acima dos 300 km com uma carga, pelo menos na cidade. A unidade de test-drive, indicava no painel 89% restante de carga e alcance de 338 km, um dado apenas para referência. Algo que poderá ser apurado melhor quando o SUV elétrico for disponibilizado para avaliação e testes.

Galeria: Peugeot e-2008 (BR)

Quanto custa?

A Peugeot ainda não revelou quanto o novo Peugeot e-2008 irá custar no Brasil. Não custa lembrar que o modelo anterior foi lançado por R$ 259.990, caindo para R$ 209.990 e, por último, interessantes R$ 169.990 em uma promoção que começou no final do ano passado para os lotes finais do SUV elétrico. 

Com a reestilização, o e-2008 melhorou pontos importantes como a potência de carregando em AC, maior potência do motor elétrico e, principalmente, uma nova bateria com maior alcance, sem considerar as atualizações pontuais de tecnologia. Naturalmente, o preço promocional de R$ 169.990 é um tanto irreal para o modelo reestilizado, mas algo abaixo dos R$ 200 mil faria mais sentido considerando as opções do segmento e a disposição da marca em realmente vender o SUV elétrico por aqui. 

Fique ligado, o lançamento acontecerá em breve, quando serão divulgados todos os detalhes de equipamentos, versões e preços.