A BMW trabalha em um novo carro elétrico e já divulga seus primeiros dados técnicos. O BMW i4 será um sedã, praticamente uma versão 100% elétrica do Série 4 Gran Coupe e sua apresentação deve acontecer em 2021. Segundo a fabricante alemã, seu motor elétrico entregará aproximadamente 530 cv de potência, número comparável com os carros equipados com motor V8 a combustão da empresa.
Outro dado adiantado pela montadora é que o BMW i4 terá um conjunto de baterias de 80 kWh totalmente novo, entregando uma autonomia de cerca de 600 km. A fabricante não disse qual o ciclo de testes foi o escolhido para ter esta estimativa, mas como o comunicado foi enviado para a Europa, acreditamos que seja pelo ciclo WLTP, mais exigente do que o antigo NEDC.
Você pode pensar no i4 como a variante elétrica do Série 4 Gran Coupé. A BMW diz que seu primeiro cupê de quatro portas fará de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos. Adiantado pelo conceito i Vision Dynamics 2017, o i4 terá velocidade máxima de mais de 200 km/h, o que é mais do que será realmente usado, já que as fabricantes costumam limitar a velocidade dos carros por conta das baterias.
A BMW reitera que o i4 fará uso da quinta geração do sistema eDrive da empresa, que será lançado no ano que vem no crossover iX3. É composto por um motor elétrico, transmissão e toda a eletrônica relacionada à motorização juntos em um único bloco. No caso do i4, carregar o conjunto de baterias até 80% levará cerca de 35 minutos, o que significa recuperar 100 km de autonomia a cada seis minutos.
O iX3 e o i4 serão parte de um grande esquema de eletrificação da BMW, com a meta de ter 25 modelos com motorização eletrificada até a metade da próxima década. No momento, os únicos carros que fazem parte da linha BMW i são o hatch elétrico i3 e o esportivo híbrido i8. A fabricante ainda oferece variantes híbridas plug-in e híbridas-leve de 48V para diversos carros de sua linha, incluindo o Série 3 e o X3.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028