Apesar de ter sido apresentado primeiro, o ID.3 não será o modelo de acesso da tão comentada família de veículos elétricos da Volkswagen. Para ocupar a base da gama, a marca prepara um modelo ainda menor e mais barato que provisoriamente vem sendo chamado de "ID Entry".
Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas tudo leva a crer que o compacto sucederá diretamente a atua versão elétrica do Up! e ganhará variantes equivalente na Skoda e na Seat para igualmente substituir os modelos Citigo e Mii, respectivamente. A produção será concentrada em Bratislava, na Eslováquia, e os preços ficarão na casa dos 20 mil euros.
Pistas sobre o design até então eram desconhecidas, mas o teaser divulgado recentemente pela própria Volkswagen (foto de abertura) já adianta traços importantes. Pelo que é possível notar, a identidade visual será a mesma presente no ID.3, porém em uma escala menor. Note que haverá ampla área envidraçada nas laterais e uma extensa faixa horizontal iluminada na traseira. O comprimento ficará na casa dos 4 metros, mas características como espaço interno e habitabilidade prometem ser referência.
Mecanicamente, tanto o "ID Entry" quanto os equivalentes da Skoda e Seat serão montados sobre uma versão simplificada da arquitetura do MEB (Modular Electric Drive). No entanto, ainda não há informações sobre capacidade das baterias ou autonomia. A apresentação oficial acontecerá em meados de 2020, inicialmente como conceito. Já a chegada ao mercado como carro final está prevista para 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar